Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 fevereiro 2011

SÓ NO ACRE

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Deu no jornal A Tribuna. Os agentes penitenciários se reunirem ontem (9) para discutir propostas para 2011. E uma delas causou estranheza: a criação do "Programa de Agente Penitenciário nas escolas".

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques, a idéia é fazer um trabalho permanente para levar aos estudantes a função de um agente penitenciário.

Já imaginaram leitores, as aulas nas escolas sendo interrompidas para que Agentes Penitenciários possam explicar aos estudantes o que é e o que faz a categoria. E se a proposta do sindicato da categoria vingar, vai ser uma ação permanente. Isso significa que os agentes visitarão as escolas nos turnos matutino, vespertino e noturno?

Tem cabimento? Qual o objetivo de tal proposta?

Informar aos estudantes que a profissão de agente penitenciário é "indispensável" para a nossa sociedade? Desde quando?

Se a notícia não estivesse publicada, não daria para acreditar que isso é mesmo uma iniciativa do sindicato da categoria.

Alguém precisa informar ao presidente desse sindicato que ninguém quer saber o que é e o que fazem esses agentes...os estudantes nas escolas precisam ser informados de assuntos mais relevantes: dicas de saúde, bem estar, práticas sustentáveis, relações humanas, solidariedade. Temas indispensáveis para a melhoria da situação social crítica por que passa nossa sociedade.

Ademais, visitas recorrentes de agentes penitenciários em escolas poderão resultar, isso é quase uma certeza, em queda no rendimento escolar dos alunos.

E se o programa vier a ser implementado, alguns dos membros do sindicato ganharão visibilidade junto a milhares de estudantes.

Mas ai fica a pergunta: agente penitenciário precisa mesmo ganhar visibilidade? com qual objetivo?

Como no Acre tudo, ou quase tudo que se faz tem um ou outro objetivo político - pois aqui a política é um dos ingredientes principais do cotidiano -, vamos esperar as próximas eleições para ver no que isso vai dar.

Foto: A Tribuna