Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 outubro 2011

PESQUISA REVELA PERFIL DE ENVOLVIDOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO EM RIO BRANCO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

“Indivíduos do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos que ingerem bebida alcoólica e com renda acima de cinco salários mínimos”.

Este é o perfil da maioria das pessoas que reportaram envolvimento em acidentes de trânsito em Rio Branco para pesquisadores da Universidade Federal do Acre e da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro.

O estudo, publicado na edição de agosto da Revista de Saúde Pública (Volume 45, No. 4, páginas 738-744) , também revela que indivíduos com menor escolaridade (até 2 anos) podem apresentar uma prevalência de acidentes até 2,14 vezes maior do que aqueles que freqüentaram a escola por até 8 anos.

Dados do Ministério da Saúde, Denatran e IPEA mostram que no Brasil são registradas mais de 37 mil vítimas fatais e 120 mil vítimas não fatais (entre ilesos, incapacitados e com seqüelas irreversíveis) por ano, gerando gastos anuais de 28 bilhões para o sistema de saúde e previdenciário.

O estudo realizado em Rio Branco consistiu na entrevista de 1.516 adultos maiores de 18 anos e mostrou uma prevalência geral de acidente de trânsito entre os entrevistados de 36%. Ele mostrou ainda que a idade dos entrevistados apresenta associação inversa com os acidentes, ou seja, quanto maior a idade, menores as possibilidades de envolvimento em acidentes de trânsito. A renda dos entrevistados mostrou associação positiva com a ocorrência de acidentes, independente da escolaridade. Os autores justificam essa contradição afirmando que na década de 1970, Rio Branco foi pólo de imigração devido ao desenvolvimento da pecuária e à derrubada da floresta, com acelerado crescimento econômico. Uma parcela desses imigrantes enriqueceu rapidamente, sem que a situação educacional de suas famílias tenha melhorado.

Os autores ressaltam o caráter diferenciado da abordagem científica adotada em sua pesquisa, que se baseou em inquérito populacional e que contrasta com a maioria de outros estudos similares que utilizam como fonte de informações dados secundários de mortalidade: registros hospitalares, dados do Instituto Médico Legal ou boletins de ocorrência policial, que estão sujeitos a subnotificação e perda de informação.

Embora reconheçam que sua metodologia tenha limitações, especialmente na dificuldade em obter respostas confiáveis quando o entrevistado é questionado sobre um tema relacionado a comportamento socialmente condenável (dirigir embriagado), os autores acreditam que os resultados obtidos são subestimados e que o número de pessoas entrevistadas envolvidas em acidentes seja bem maior.

O estudo sugere que para maximizar os resultados dos programas de prevenção de acidentes de trânsito realizados em Rio Branco as autoridades priorizem a abordagem de famílias com renda superior a cinco salários mínimos. Uma leitura cuidadosa do artigo, entretanto, revela que essas campanhas devem focalizar, dentre estas famílias abordadas, indivíduos do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos.

O artigo ‘Prevalência de acidentes de trânsito auto-referidos em Rio Branco, Acre’, de autoria de Andréa Fernandes Magalhães, Creso Machado Lopes, Rosalina Jorge Koifman e Pascoal Torres Muniz, pode ser lido por no site da Revista de Saúde Pública (clique aqui).

Foto: Karol Cavalcante/Ecos da Notícia