Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 março 2012

POR UM FIO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Ferraz, leitor do Blog, mandou link para imagem da SECOM/AC que mostra a situação grave da erosão na estreita linha de terra que ainda conecta o bairro de Brasiléia ao resto do Brasil, mostrada aqui no Blog na terça passada (clique aqui).

Vejam a fotografia aérea do acervo da SECOM/AC (abaixo) e observem que a última enchente praticamente reduziu a largura do terreno a cerca de 30 metros, ou seja, menos da metade do que era orignalmente.

Agora, a completa eliminação do barranco e o isolamento da área de terra brasileira onde existe um bairro da cidade de Brsiléia é, provavelmente questão de 1-2 anos, ou mais uma grande alagação.

Conforme afirma Ferraz, o nosso leitor, "...pela imagem do Google Earth (foto acima) ainda estava meio longe do rio engolir essas casas, agora depois da alagação está praticamente engolindo (foto abaixo). Até as árvores que separavam o rio das casas não existem mais".

1 Comments:

Blogger Geólogo Gilmar Honorato said...

Caro Evandro Ferreira, Sou Gilmar Honorato, geólogo da CPRM de Manaus e estou fazendo um trabalho que se chama "Ação emergencial de Setorização de Risco Geológico dos Municipios de Xapuri e Brasiléia". Gostaria de incorporar a foto do meandro a ser abandonado no nosso relatório. Tem como ceder esta e outras fotos aereas para confecção do relatório (com o nome do autor da foto publicado)? Esse relatório quando finalizado vai ser entregue para as defesas civis municipais, estaduais e Nacional, além do CEMADEN e CPRM.
Att.
Gilmar Honorato

12/04/2012, 16:46  

Postar um comentário

<< Home