Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 setembro 2010

UMA VOZ DO POVO CONTRA O FUSO HORÁRIO DO TIÃO VIANA

“E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazer separação entre o dia e a noite; sejam eles para governar tempos (estações), e determinar dias e anos. E sirvam de luminares para alumiar a terra. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite...E VIU DEUS QUE ERA MUITO BOM”. (Gênesis 1: 14 a 18)

MANIFESTO PÚBLICO REFERENTE FUSO HORÁRIO

Reinaldo Bento*

E o Senhor nosso Deus, hà muito tempo deu sabedoria ao homem para projetar uma máquina (relógio) que marcasse o tempo: horas, minutos e segundos, DE CONFORMIDADE COM O RELÓGIO DE DEUS, O SOL. Dividindo, sabiamente, o dia e a noite em 24 horas, ficou assentado que: Na metade do dia, meio dia, são 12 horas; na metade da noite, meia noite, completa 24 e inicia zero hora. E como a terra é redonda, e gira em torno de si mesma ao redor do sol, foi necessário dividi-la em fusos horário para que cada localidade tenha a sua hora certa EM RELAÇÃO AO SOL: Doze horas no relógio o sol está a pino, no zênite, É MEIO DIA em cada região. O globo terrestre está dividido em 24 fusos horário. (Dicionário Aurélio)

Desconsiderando essa lei da natureza, e alegando ser necessário para facilitar TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, o nosso ILUSTRE SENADOR TIÃO VIANA achou por bem DECRETAR que todos adiantassem o relógio em uma hora. Assim ficamos com esse absurdo: O dia que começava a clarear as cinco, agora quando começa a clarear já são seis; O sol que saía as seis, agora quando sai já são sete. Meio dia são 13 horas. E as 18, quando escurecia, o sol ainda está lá em cima, falta uma hora para escurecer porque agora escurece às 19.

Pelo relógio de Deus não, o relógio que Deus nos deu, meio dia é quando o sol está a pino, no zênite. Colocando-se uma régua ou uma vara na vertical, não haverá sombra (ou a sombra estará em cima da linha do meridiano - linha norte/sul), está NO MEIO DO DIA (meio dia – 12 horas). Nessa condição o resto da tudo certo: 6 horas o sol sai; 12 horas o sol está a pico, e as 18 ele se põe. E o nosso relógio biológico que independe da nossa inteligência (e do nosso relógio), nessa condição funciona maravilhosamente. NO MUNDO INTEIRO É ASSIM, SÓ NO ACRE NÃO.

E que benefício trouxe a mudança? Os Bancos que abriam as oito (no sul eram dez) passaram a abrir as nove (no sul continua dez). Não havendo, portanto, nenhuma diferença para as ditas transa-ções. Para a população sim; prejudicou e muito. Principalmente para as crianças, funcionários e trabalhadores em geral que agora tem de levantar ainda no escuro para chegarem ao colégio ou no serviço às sete quando o sol está começando a sair. Com riscos de serem molestados por marginais como tem acontecido que aproveitam o pouco movimento na rua por ser ainda muito cedo.

Felizmente o nosso ILUSTRE DEPUTADO FEDERAL FLAVIANO MELO, cujos interesses sempre foram voltados para o bem estar da população, ouvindo o clamor do povo tomou providencias para se realizar um REFERENDO, que ocorrerá no segundo turno desta eleição, para que a população possa externar a sua vontade. Tenho certeza que a grande maioria vai dizer NÃO ao horário atual digitando o número 77 na urna do referendo e, assim, será corrigido esse grande equívoco cometido pelo nosso ILUSTRE SENADOR, e voltaremos a ver o dia amanhecer às cinco horas, o sol sair as seis, meio dia ser 12 horas e se por as 18 como sempre foi. E NO MUNDO INTEIRO É.

* Cidadão acreano, residente no Conjunto Castelo Branco Quadra 5, Casa 6.

2 Comments:

Blogger lindomarpadilha.blogspot said...

Caros Evandro e Reinaldo,

Independente da "vontade de Deus", que não entro no mérito, o que nos assusta é ver a postura autoritária de tião Viana no que se refere a este projeto de mudança de fuso. Ele diz: "fiz mesmo e quero ver quem desfaz". É algo tão absurdo que este mesmo cidadão, apesar de tudo, ainda é lider (dizem) nas pesquisas para o governo do Estado. Se como senador agiu de forma absolutista, imagine com o poder central do Estado.
E a campanha para o retorno do horário antigo? Nem o propositor do plebiscito tem falado no assunto. Só digo uma coisa: ou o nosso horário retorna ou terei eterna vergonha de ter tido um dia acreditado nesse senador.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

22/09/2010, 07:55  
Blogger Alma Acreana said...

Caro Evandro,

Já que o senador mudou nosso horário, espero, caso ganhe, mude o Acre de lugar também. De preferência mais próximo à São Paulo ou mesmo Bahia. Assim, eu poderia vir mais vezes aqui, já que os preços das passagens, essas sim, não mudam. E ninguém faz projeto para mudá-las!

Na admiração de sempre!

22/09/2010, 09:25  

Postar um comentário

<< Home