Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 setembro 2005

AINDA PERSISTE O PERIGO DE FOGO NO LESTE DO ACRE!

Conforme se pode observar nas imagens do INPE, o risco de fogo em áreas florestais no leste do Acre ainda é grande, porém diminuiu em função das chuvas dos últimos dias. A evolução do risco de queimadas pode ser observado nas figuras 1 e 2. Na figura 1, do dia 19/9, se observa que praticamente todo o Leste do Acre estava a ponto de pegar fogo, sendo classificado como CRÍTICO (cor veremlho escuro). Na figura 2, do dia 29/9, o leste do Acre ainda corria risco de fogo, porém a classificação é considerada apenas ALTO (cor vermelho claro). Observar na figura 2 que a área CRÍTICA para fogo está localizada na região do Sena Madureira-Rio Purus. Daí as recentes notícias de fogo para aquela região (notíciasdahora.com).

Figura 1 - Risco de fogo em 19/9

Figura 2 - Risco de fogo 29/9

Para o fim de semana, as previsões do INPE indicam que as áreas mais suscetíveis ao fogo deverão ser: (a) regiões de Xapuri-Epitaciolândia, (b) Rio Branco- estrada Transacreana, (c) região de Sena Madureira e (d) entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. As figuras 3, 4 e 5 abaixo apresentam os detalhes das áreas sujeitas a fogo. Para hoje, existe um risco CRÍTICO de fogo na região de Acrelândia-Tucandeira.

Figura 3 - Risco de fogo no Acre: Sexta-feira, 30/9

Figura 4- Risco de fogo no Acre: Sábado, 01/10

Figura 4- Risco de fogo no Acre: Domingo, 02/10


Nota final: amanhã é sábado, dia de descanso para a maioria de nós, pessoas normais, e dia especial para os incendiários, que costumam usar o sábado para queimar de tudo um pouco, até papel velho. A estes é bom que saibam que existem aviões, helicopteros, dezenas de veículos e mais de 200 bombeiros do Acre e de Brasília em prontidão.

O fogo que aparecer amanhã vai, provavelmente, ser apagado. Com uma boa novidade: estão botando na cadeia os incendiários! Coisa inédita em nossa história.

- Portanto incendiários, apaguem qualquer idéia de fogo amanhã. Cuidado com a polícia!

1 Comments:

Blogger Emilio said...

www.alejandranoemi.blogspot.com

30/09/2005, 16:20  

Postar um comentário

<< Home