Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

14 outubro 2005

TREM DO FOGO: NOVOS PASSAGEIROS!

Deu no Notícias da Hora de hoje (13/10) que a Câmara de Vereadores da cidade Acreana de Cruzeiro do Sul, no vale do rio Juruá, "decidiu recorrer à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pedindo revisão das multas aplicadas pelo Ibama aos produtores do Vale do Juruá. Os vereadores alegam que a ação dos fiscais tem sido muito rigorosa”. Imagine você leitor se os fiscais tivessem sido relapsos.

Eu sinceramente esperava que vários "passageiros" do vale do rio Acre tentassem embarcar no "trem do fogo" por que as queimadas (intencionais ou não) aconteceram por aqui. Isto é público, todo mundo sabe, lê e comenta.

Fico curioso para saber qual a definição de "rigoroso" para estes vereadores. Pensei um pouco e cheguei à conclusão que os fiscais foram rigorosos em Cruzeiro do Sul por que eles multaram aquelas pessoas que tocaram fogo nos seus quintais residenciais. É isso mesmo! Tem que ser isso pois não se tem notícias de queimadas generalizadas nos campos e nas matas do juruá.

Ah, alguem aqui está me dizendo que eu estou equivocado. Estes supostos "passageiros" do juruá na verdade são madeireiros e fazendeiros que tiraram madeira e derrubaram ilegalmente a floresta para fazer pastagem!

Espertalhões, vocês só embarcarão neste trem como surfistas de teto! (igual aqueles que a gente vê surfando os trens do suburbio do Rio). Além disso, lamento informa-los que em razão da crise econômica e moral vivida pelo Brasil, os trilhos do trem do fogo não poderão ser estendidos até Cruzeiro do Sul. Vocês vão ter que aguardar pelo menos até o ano que vem. A estrada já fechou por causa das chuvas.

LEIA MAIS SOBRE O "TREM DO FOGO" ABAIXO:

- Trem do fogo: maior do que pensei!