Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 dezembro 2005

INVASÃO DO MILHO TRANSGÊNICO NO BRASIL

ALERTA DE HENRIQUE CORTEZ - PORTAL "ECODEBATES"

Caro Evandro,

Agradeço a republicação da matéria sobre o óleo de soja transgênica. Mas, permita-me discordar quanto ao óleo de milho. Em breve também não será seguro, com a introdução do milho transgênico ilegal no RS. Estão repetindo a estratégia de introdução da cultura transgênica no RS do mesmo modo como fizeram com a soja.

Veja as matérias abaixo.

- Governo investiga milho transgênico no RS 7/12/2005
- Transgênicos: Ministério da Agricultura diz que não admitirá milho ilegal no RS 21/11/2005
- Transgênicos - Agora, chega o milho contrabandeado 19/11/2005

Nota do Blog: Henrique Cortez, coordenador do Portal Ecodebate, nos alerta para esta "invasão do milho transgênico", um processo similar ao que está acontecendo agora com a soja. Vale a pena ler os artigos que ele publicou no portal. Vale refletir e discutir esta questão com seriedade pois o que aconteceu com a soja serviu de "incentivo" para aqueles que querem introduzir, ao arrepio da lei, outras culturas alimentares transgênicas no pais.

Se sou contra os transgênicos?
- Não. Por exemplo: algodão transgênico, inclusive criação de variedades coloridas (além das naturalmente coloridas que já existem). Seria uma novidade bem vinda pois eliminaria um pouco da poluição causada pelas tintas usadas no tingimento de tecidos. Isso, se as variedades trasngênicas não causassem desequilíbrio ao meio-ambiente.

Quando a gente tem que "abrir" os olhos para os transgênicos?
- Quando as culturas envolvidas são as alimentares, essas do dia a dia como o óleo de soja. Porque essa restrição? Ninguem sabe quais os efeitos que elas causarão aos nossos organismos no longo prazo. Nem mesmo as indústrias que produzem esses transgênicos têm muita certeza do que vai acontecer!

A única certeza que tenho é que não quero ser cobaia. Você também não, tenho certeza. Assim, aproveito este texto para corrigir a sugestão que dei no final de meu texto anterior quando disse aos leitores que "O negócio é passar a usar óleo de milho".

Vou sugerir outra cultura, mas não tenho muita certeza se escapo dos transgênicos: "girassol"

(Henrique, será que esta também já está "transgenificada"?)