Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 maio 2006

VAI SOBREVIVER?

O remanescente florestal que aparece na foto ao lado foi gravemente afetado pelas queimadas ocorridas no ano passado. Ele fica localizado na área do projeto de Assentamento Benfica, ao longo de um ramal que se inicia ao lado do canil municipal, a partir da margem da rodovia AC-40 (sentido Rio Branco-Senador Guiomard).

Aos leitores que acompanham o blog e já sabem que existem milhares de hectares de florestas nativas afetadas pelo fogo (como as retradas acima) na região leste do Acre: as imagens deste post retratam um caso extremo.

O remanescente florestal era muito pequeno e foi praticamente destruído pelo fogo que foi ateado na área de pastagem que fica em volta do mesmo. Como é possível observar na imagem a abaixo, algumas árvores sobreviveram (especialmente as de grande porte, como a castanheira em primeiro plano), mas a maioria das árvores de pequeno e médio porte está morta e seca. Qualquer incêndio (proposital ou acidental) vai provocar a queima e destruição final deste remanescente florestal.

Casos como este têm o potencial de se repetir em centenas de localidades ao longo da região leste do Acre, onde existem mais de 250 mil hectares de florestas nativas afetadas pelo fogo. Algumas em estado similar ao que mostramos, outras mais intactas.

Como afirmamos em outros artigos, os grande, pequenos e médios produtores rurais que possuem extensas áreas de florestas afetadas pelo fogo podem ficar "tentados" a transformar estas áreas em campos agrícolas sem ter que passar pelos trâmites legais, ou seja, pedir licença do IMAC-IBAMA para derrubar a floresta. Para isto basta que um incêndio "acidental" ocorra no entorno das florestas afetadas. Aqueles mal intencionados já devem até ter jogado - no período das chuvas - sementes de capim no subbosque destas florestas danificadas pelo fogo. Agora as mudas de capim já enraizaram e seguramente vão suportar a queimada da floresta. Assim, sem defesa burocrática (lei que rege as derrubadas) e natural (estão extremamente sucetíveis ao fogo), milhares de hectares de florestas nativas no Acre vão, provavelmente, ser transformadas em pastagem para gado. A seca exagerada que já estamos vivendo vai certamente ajudar que este filme de horror se concretize.