Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 junho 2006

INVENTÁRIO DE BURITIZAL

GOOGLE EARTH VAI FACILITAR OS TRABALHOS DE CAMPO

PRECISÃO DE INVENTÁRIOS VAI AUMENTAR DRAMATICAMENTE

Quem realiza estudos de campo para inventariar o potencial de determinadas espécies de plantas, sabe o quanto é difícil estimar o tamanho de populações naturais, sua exata localização e formas de acesso. Geralmente os técnicos responsáveis pela coleta de dados se "matam" caminhando, enfrentando terreno difícil e os perigos inerentes aos trabalhos desse tipo. São dias e dias abrindo picadas, puxando trenas, para no final se trazer do campo um rascunho meio que imaginário do que se levantou. Os dados coletados com GPS são repassados para técnicos em geoprocessamento, que, no escritório, adicionam as áreas levantadas a imagens de satélite em escala muitas vezes tão grandes que algumas populações levantadas são representadas por um simples ponto no mapa.

O "Google Earth" vai mudar tudo isso (assim espero).

Vejam as três imagens deste post. A primeira, acima, é uma fotografia tomada com câmara digital comum, mostrando um buritizal que fica localizado na margem de um "lago" na área do Quixadá, uma colônia agrícola distante cerca de 20 km da cidade de Rio Branco, já nas cercanias da margem do rio Acre.

A referida imagem nos dá, obviamente, uma perspectiva "terrestre" do buritizal, ou seja, a gente consegue apreciar a beleza das palmeiras e, no máximo, estimar o tamanho da população em termos de comprimento. Estimativas exatas do tamanho (comprimento x profundidade), só se a equipe de campo usar trenas e caminhar em volta do buritizal. Haja sofrimento...

Com o "Google Earth", imagens de alta resolução (disponíveis de graça, até quando, não sabemos) permitem mostrar com nitidez a localização, o acesso e o tamanho relativo da mesma população de buriti da qual tínhamos apenas a localização geográfica e belos registros fotográficos.

A primeira imagem de satélite do Google Earth ao lado mostra a posição do buritizal em relação à cidade e outros pontos de referência bem conhecidos.




A segunda imagem (ao lado) mostra os detalhes do buritizal. Com o auxílio do programa, é possível estimar com precisão o tamanho da mesma. É possível medir, por exemplo, o perímetro da população e, posteriormente, calcular o tamanho do mesmo.

É importante esclarecer que as imagens aqui exibidas são obtidas gratuitamente. Imaginem o nível de detalhes que a gente poderá obter caso assine o serviço pago oferecido pelo Google!