Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 junho 2006

O PT E A "VASSOURA DE BRUXA"

Esta semana voltei a receber a revista VEJA. Havia decidido não renovar a assinatura porque ela tinha ido longe demais nas denúncias (quase sempre sem base) com o nítido objetivo de atingir um partido político, o PT, para o qual tenho simpatia. Independente disso, não deu para continuar a ler a revista depois daquela "denúncia" de que alguns cardeais do PT, incluindo o presidente Lula, teriam contas recheadas de dólares no exterior. Como se os outros políticos brasileiros, inclusive aqueles apoiados pela revista, não tenham ou pratiquem o mesmo...Não que eu apoie este tipo de atitude, mas se vão ser denunciados apenas alguns, porque não incluir todos?

Pois bem, ao receber o primeiro exemplar depois de renovar a assinatura (por dois anos, 40% de desconto sobre o preço de capa, uma pechincha), me deparo com outro absurdo: foi o PT o responsável por introduzir a "vassoura de bruxa" na Bahia. "Vassoura de bruxa" e uma doença que atinge cacaueiros e praticamente inviabiliza o cultivo comercial do mesmo nas áreas onde a doença ocorre.

No Acre a "vassoura de bruxa" é endêmica. Por isso a cultura do cacau nunca progrediu muito por aqui. Em Rondônia ela ainda persiste, mas os custos de manutenção da cultura são elevados. Quem vive no Acre sabe muito bem que durante muitos anos era proibido (ainda é?) transportar frutos de cupuaçu e cacau para outras regiões do país. Vocês se lembram que no Aeroporto os atendentes das companhias aéreas ficavam observando e avisando sobre essa proibição? Do cupuaçu só se podia levar a polpa congelada.

É óbvio que cedo ou tarde a vigilância iria falhar. Afinal, quantos vôos partiam e partem diariamente da amazônia para o sul e nordeste do país? A chegada da "vassoura de bruxa" na Bahia e outras regiões do país era apenas uma questão de tempo e não política.

Ler a reportagem de VEJA é como ler um texto cômico.

Funcionários da CEPLAC, o órgão do governo responsável por pesquisar formas de controlar e atenuar a ação do fungo, instituição na qual o governo federal emprega milhares de pessoas, enterra milhões de reais anualmente...Apesar de tudo isso, na visão ficcional de VEJA, funcionários desse órgão viajaram sistematicamente, durante 5-6 anos para a amazônia, trazendo galhos de cacau infectados com "vassoura de bruxa" e, chegando na Bahia, amarravam estes galhos em pés sadios de cacau nas fazendas dos barões do cacau bahianos...tudo porque eles eram do PT e odiavam a oligarquia cacaueira bahiana...

Realmente, que imprensa a gente tem. Talvez a gente mereça.

Será que este repórter pensa que a gente é burro? Não, talvez ele é que seja e ninguem disse isso a ele. Só espero que ele não escreva que Henry Wickham, aquele inglês que roubou sementes de seringueira no Brasil para serem cultivadas na ásia, também era do PT. Na ótica do repórter de VEJA, isso faz sentido pois este fato causou a falência dos barões da borracha em Manaus e Belém.

Já que vale tudo, adianto um tema bem interessante para futura reportagem na revista:

- Que tal atribuir ao PT a chegada do fungo causador da "ferrugem asiática" na cultura da soja no Brasil. É isso mesmo, o tema promete. Afinal quem cultiva soja no Brasil. A elite do agronegócio, os ricaços que elegem senadores e deputados dos partidos reacionários que esmagam os pobres e oprimidos do Brasil.

- Ah, dá para atribuir a membros do PT o fato do fungo ter chegado ao Brasil fácil, fácil. Vejam que nestes últimos anos eles têm viajado muito mundo afora, e numa dessas, deram um parada na Ásia, encheram sacos com fungos, e, chegando ao país, espalharam nas plantações dos "barões".

Na minha pouca experiência, só faço uma sugestão: para dar mais credibilidade e peso à reportagem, sugiro que os repórteres de VEJA só publiquem a mesma quando a "ferrugem asiática" atingir os plantios de soja do Blairo Maggi, o rei da soja no Brasil, grande latifundiário, governador de Mato Grosso que faz oposição ao PT e "exemplo" de empresário bem sucedido (e do bem) do agronégocio nacional. Que tal? Não é uma boa idéia?

Observação: quanto ao fato concreto do fungo ser carregado pelas correntes de vento, sugiro a VEJA que dissimule e diga que no período da chegada do fungo ao Brasil os ventos estavam soprando em outra direção...coloquem um gráfico citando como fonte o INPE para dar peso, e pronto...resolvido.

...............................................................................................................
COMENTÁRIO DE UM ANÔNIMO:

Anonymous deixou um novo comentário sobre a sua postagem "O PT E A "VASSOURA DE BRUXA"": estou revoltado com essa noticia. ainda bem que foi desmentida por um cientista da USP que afirmou que do ponto de vista cientifico é impossivel que o charlatão tenha feito varias viagens e trazido (ele estudou a vassoura de bruxa aqui) apenas 2 especies de vassoura de bruxa sendo que la tem centenas de milhares. Um dedão para baixo para a veja!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ou vocês dois (o autor do blog e quem fez o primeiro comentário) são petralhas ou são a mesma pessoa. Não houve desmentido, ao contrário houve foi uma comprovação cientifica de que o genoma (DNA) dos fungos da Bahia são os mesmos de Rondônia, comprovando assim, o parentesco entre os agentes da praga. O que não se entendia é porque só apareceu dois dipos de agente(fungos), o que foi devidamente explicado por cientistas, inclusive do exterior.

05/07/2007, 09:24  
Anonymous Anônimo said...

o PT arrota corrupção, vendem,a alma ao diabo, o pt não tinha com chegar ao poder em Itabuna, e uma forma de chegar foi deixar os produtores de cacau pobres, com isso muita gente perdeu emprego e depois isso foi usado politicamente, em palanques para levar esses caras ao poder. o pt derrubou o cacau da Bahia. se os senhores não gosta da reportagem da veja ai é outra coisa mas desfazer da reportagem, ai é um absurdo. votei em lula, mas arrependo-me até hoje. o cara apoia a corrupção. bandido é o nome dele.

24/10/2013, 06:52  

Postar um comentário

<< Home