Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 setembro 2006

ELEIÇÕES 2006: FORÇAS FEDERAIS REQUISITADAS

PARTIDOS DA OPOSIÇÃO FIZERAM A SOLICITAÇÃO. MAIS UMA ELEIÇÃO NO ACRE "VIGIADA" PELOS MILITARES

Não vai ser em 2006 que veremos uma eleição sem militares na rua. Já está com o Ministério Público Eleitoral a petição solicitando a presença de forças federais durante o pleito 2006. O pedido foi feito na quinta-feira por nove dos onze partidos que compõem as coligações que fazem oposição ao atual governo do Estado.

Segundo o jornal O Rio Branco, a petição, batizada de “Documento Suprapartidário por Eleições Limpas”, foi entregue nas mãos da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Isaura Maia, no final da tarde de quarta-feira (20/09). No dia seguinte o mesmo foi apreciado durante a sessão ordinária do tribunal. O pedido foi autuado e distribuído no dia 22/09 (ver quadro em anexo).

O Rio Branco: grave acusação às instituições envolvidas com a realização das eleições de 2006
Segundo o jornal O Rio Branco (24/09) o pleito de 2006 está ameaçado pela "corrupção eleitoral, abuso do poder econômico e utilização da máquina pública...com a conivência, omissão e parcialidade de instituições". A nota do referido jornal não informa quais as instituições estão sendo coniventes, omissas e parciais. Esta grave acusação deveria resultar em imediata interpelação judicial por parte das instituições relacionadas com a realização do pleito no Acre. Se isso não for feito, será aberto um precedente perigoso. Manipulações nos meios de comunicação poderão levar a opinião pública a pensar que uma eventual vitória da situação (como indicam as pesquisas de opinião pública) só ocorrerá em função de fraudes.

Afastamento de juiza
A nota do jornal O Rio Branco informa ainda que a juiza Solange Fagundes foi desligada da presidência da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por haver afirmado em entrevista a uma emissora de televisão que "a Justiça Eleitoral não tem como conter os crimes eleitorais no Estado". Em depoimento ao site Notícias da Hora de ontem (24/09), a juiza afirmou que sua destituição foi uma questão pessoal e que “há ciumeira na justiça eleitoral”. Ela afirmou ainda ser contra a presença dos militares do exército na eleição porque, segundo ela, “o Exército, aquelas armas, intimidam. Eu acho que eles não fazem nada. Não adianta um juiz pedir, pois eles só obedecem ordens dos comandantes deles. A única função deles é ficar em pé com aqueles fuzis na mão".

Forças federais para que mesmo?