Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

13 setembro 2006

PROIBAM A CARNE BRASILEIRA!

Fonte: News Wales, 25/8/2006

Esta é a mensagem do lobby dos fazendeiros do País de Gales, difundida por meio da União dos Fazendeiros locais, que tem pressionado o governo a decretar o imediato banimento das importações do Brasil.

Para isso eles, que estão perdendo mercado para a carne brasileira barata, estão apelando para tudo, inclusive a consciência dos consumidores locais ao alertar para o considerável impacto no aquecimento global e no meio ambiente causado pela pecuária brasileira.

Desde 1990 o rebanho brasileiro cresceu em cerca de 50 milhões de cabeças, transformando o país no maior exportador mundial de carne.

- Cerca de 80% do crescimento da produção brasileira é resultado da destruição da floresta amazônica. Se nós, fazendeiros de Gales destruíssemos os habitats naturias de nosso país da mesma forma certamente já estaríamos na cadeira, diz o presidente da união dos fazendeiros galeses Emyr Jones. Ele completa:

- A indústria galesa está sendo sufocada pela elevação crescente de custos e regulamentos impostos pela Comunidade Europeia, enquanto as importações de carne do Brasil, feita com uso de mão-de-obra escrava e assassinatos daqueles que se opõem aos seus métodos, estão causando uma baixa nos preços da carne.

- É importante que os consumidores britânicos saibam exatamente o que estão comprando quando adquirem a carne brasileira pois muitas práticas ilegais no Reino Unido em função da saúde pública, são praticadas normalmente no Brasil.

Nota do blog: O que o leitor acha dessas opinões dos fazendeiros galeses? Será que o aumento da produção de carne pode mesmo ser creditada à destruição da floresta amazônica? E quanto ao trabalho escravo? Me parece que eles, no fundo, não deixam de ter razão. Claro que aproveitam para exagerar. Mas nem tudo que estão a dizer é totalmente falso.