Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

11 setembro 2006

A NOVA PRAÇA DA "REVOLUÇÃO"

MAIS CONCRETO, MENOS VERDE DO QUE A ANTIGA PRAÇA "PLÁCIDO DE CASTRO"
(clique nas imagens para ampliar)

Quem visitou a nova "praça da revolução" e conhecia a antiga praça Plácido de Castro, quando foi reformada no Governo do Dantinhas, notou que o novo espaço perdeu muito verde e ganhou centenas de metros quadrados de pedras portuguesas. Óbvio que o projeto atual corrige falhas graves do anterior e atende a legislação referente a acesso a deficientes, apenas para citar uma das modificações bem vindas.

Será que ficou mais feio? Ou melhor, será que não ficou bonito como se esperava que ficasse? Eu tenho essa impressão. Na forma atual ela retoma o arejamento que caracterizava a praça no seu início (vejam as fotos neste texto). Mas perdeu a geometria anterior, que era marca registrada da mesma.

A perda mais evidente foi de verde. Explico: na ânsia de criar passeio (calçadas), os autores do projeto deixaram canteiros minúsculos em volta das árvores que existam no local e eliminaram completamente as amplas areas triangulares cobertas com grama (vejam a primeira foto deste texto). Assim, não existe, no espaço renovado, lugar para cultivar espécies ornamentais, além das árvores que já se encontram no local.

Óbvio que o impacto urbano da nova praça é muito positivo, dando vida e impressão de amplidão a um local que, de outra forma, parecia abandonado há dezenas de anos. Esta impressão é reforçada pela escolha estratégica de pedras brancas. Mas acho que eles exageraram na grande quantidade de bancos, pois de longe o que se vê não são as árvores, são os bancos e, secundariamente, as árvores.

Outra falha: a iluminação me pareceu meio fraquinha.

Não sei não...de qualquer forma apresento abaixo algumas imagens da nossa antiga praça.

Todas as imagens foram obtidas do site da Biblioteca do IBGE

Acima: vista da praça antiga a partir do Palácio das Secretarias









Acima: vista da praça antiga a partir do Palácio do Governo

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

As fotos snao bem interessantes. Gosto de arquitetura e urbanismo.

Não seja tão crítico. Haverá muitos outros para dizer que o Acre nem existe! Meu avô foi promotor no Acre e aí encontrou minha avó. Por isso linkei o seu blog ao meu. O Acre tem um valor sentimental especial para mim.

10/09/2006, 22:41  
Anonymous Alda said...

Saudações!

Sou pesquisadora da UFPE e estou estudando o arquiteto paisagista que projetou a nova Praça da Revolução, Haruyoshi Ono. Como um dos projetos a serem analisados é justamente essa praça, gostaria de saber se você poderia ceder informações a respeito de como era antes, de quando são as fotos postadas em seu blog e especialmente, como você é botânico, gostaria de perturbá-lo e saber como é o entorno dela. Quais as espécies que predominam. Peço desculpas por tanta pergunta, mas o acesso ao Acre é muito difícil para mim e por isso não tenho como fazer esse reconhecimento.
Espero poder contar com sua colaboração.
Agradeço antecipadamente
Alda Azevedo.
Meu e-mail é aldazevedo@yahoo.com.br

19/04/2012, 14:47  

Postar um comentário

<< Home