Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 outubro 2006

PREMIO SAMUEL BENCHIMOL: PESQUISADOR ACREANO AGRACIADO

FRANCISCO SAMONEK, EX-ALUNO DE MESTRADO EM ECOLOGIA DA UFAC, É AGRACIADO COM PRÊMIO PROF. SAMUEL BENCHIMOL


O projeto intitulado "Os encauchados de vegetais kaxinawá e shanenawa: A ciência e o saber tradicional transformando o látex nativo em uma borracha Amazônica sustentável", apresentado por Francisco Samoneck, é uma continuidade da sua dissertação de mestrado desenvolvida no PPG-EMRN, sob a orientação do Prof. Dr. Jacó César Piccoli (UFAC). O projeto trata do uso de tecnologia desenvolvida pelo aluno para aperfeiçoamento de técnicas tradicionais de manuseio do látex de seringueira para finalidades diversas.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2006, no Auditório do CET - Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado - SESI/RR, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes - S/N.º Aeroporto, Boa Vista - RR

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, prof. Dr. Lisandro Juno Soares Vieira, acredita que outras oportunidades de premiação surgirão na medida em que outros alunos e formados tomem a premiação de Francisco Samoneck como exemplo e incentivo para participarem de premiações regionais, nacionais e internacionais.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Evandro:
Merecido o premio do Samonek. O trabalho que ele fez é um dos melhores exemplos que conheço de contribuição direta da ciência ao mundo real.
A difusão da técnica que ele desenvolveu permitirá, com certeza, uma revolução na forma de se lidar com a borracha e seus artefatos, dando um salto de qualidade nos produtos e grande apropriação dos ganhos pela população local, além de resolver os antigos problemas que faziam do manuseio do látex uma atividade extremamente insalubre ao produtor.
Parabéns ao Samonek!

03/10/2006, 07:43  

Postar um comentário

<< Home