FRANCISCO SAMONEK, EX-ALUNO DE MESTRADO EM ECOLOGIA DA UFAC, É AGRACIADO COM PRÊMIO PROF. SAMUEL BENCHIMOL
O projeto intitulado "Os encauchados de vegetais kaxinawá e shanenawa: A ciência e o saber tradicional transformando o látex nativo em uma borracha Amazônica sustentável", apresentado por Francisco Samoneck, é uma continuidade da sua dissertação de mestrado desenvolvida no PPG-EMRN, sob a orientação do Prof. Dr. Jacó César Piccoli (UFAC). O projeto trata do uso de tecnologia desenvolvida pelo aluno para aperfeiçoamento de técnicas tradicionais de manuseio do látex de seringueira para finalidades diversas.
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 15 de dezembro de 2006, no Auditório do CET - Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado - SESI/RR, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes - S/N.º Aeroporto, Boa Vista - RR
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, prof. Dr. Lisandro Juno Soares Vieira, acredita que outras oportunidades de premiação surgirão na medida em que outros alunos e formados tomem a premiação de Francisco Samoneck como exemplo e incentivo para participarem de premiações regionais, nacionais e internacionais.
1 Comments:
Oi Evandro:
Merecido o premio do Samonek. O trabalho que ele fez é um dos melhores exemplos que conheço de contribuição direta da ciência ao mundo real.
A difusão da técnica que ele desenvolveu permitirá, com certeza, uma revolução na forma de se lidar com a borracha e seus artefatos, dando um salto de qualidade nos produtos e grande apropriação dos ganhos pela população local, além de resolver os antigos problemas que faziam do manuseio do látex uma atividade extremamente insalubre ao produtor.
Parabéns ao Samonek!
Postar um comentário
<< Home