Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 dezembro 2006

NATURA E O PATO NO TUCUPI DO AMAPÁ...

Jornaleco-Comendador Raymundo Mário Sobral

Jornal Amazônia Hoje, 10/12/2006

Manifestei estranheza a respeito de anúncio da Natura (mídia nacional) na qual aparece o pato no tucupi como sendo do Amapá. A propósito, recebi da Natura o e-mail seguinte:

'Com relação à matéria publicada, no espaço Jornaleco, sobre a nossa campanha de Natal, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos. Para resgatar e valorizar o jeito brasileiro de comemorar a data, criamos, em 2003, o conceito 'Feliz Brasil para você'. Desde então, a cada ano, um traço da cultura nacional serve de inspiração para revelar as diversas interpretações do Natal em cada região do País. Desta vez, escolhemos a culinária por ser um reflexo do povo brasileiro, suas tradições e múltiplas influências.Com a ajuda do fotógrafo Pedro Martinelli e da chef de cozinha Ana Luiza Trajano, percorremos diversas regiões coletando sabores, histórias e receitas para celebrar o jeito brasileiro de comemorar o Natal. A expedição durou 22 dias. Foi com base nas entrevistas coletadas, na convivência diária com cada família visitada, e em pesquisas, que escolhemos um prato que melhor representasse o jeito local da ceia de Natal e ao mesmo tempo revelasse a rica diversidade brasileira.

'No Estado do Amapá, a expedição conheceu a Dona da Deuza, seu José e a filha mais velha, Gabi, que moram na Comunidade do Carvão. Eles escolheram o pato no tucupi como a comida que não pode faltar na ceia do Natal, o que foi valorizado na campanha. De acordo com Ana Trajano, o pato no tucupi é um prato que está presente na gastronomia típica da região Norte, produzido com algumas diferenças em cada Estado.

'O Pará também esteve na rota da expedição, que viajou até o município de Bragança para ouvir a história da Dona Simone. Ela elegeu o vatapá paraense como a comida que sempre está presente no Natal da sua família, que todos os anos se reúne em uma mesa posta no quintal.

'Tudo isso foi registrado em vídeo e fotos e esses pratos brasileiros, que em cada região do País ganham um tempero local, um novo ingrediente, uma nova forma de fazer, estão sendo compartilhados em minidocumentários para todo o Brasil. Um abraço, Sérgio Bourroul.'

Minha resposta:

- A Natura precisa otimizar seu assessoramento em questões gastronômicas. O pato no tucupi é a iguaria mais típica e mais representativa da culinária paraense. Caso alguém afirme que o pato no tucupi, por exemplo, é o que existe de melhor da gastronomia gaúcha, cabe antes checar criteriosamente a informação antes de sair veiculando-a nacionalmente. Outra incongruência: o vatapá não tem nada a ver com a nossa querida Bragança. O Brasil inteiro sabe - menos a Natura, claro - que o vatapá, assim como o acarajé etc., são a cara da Bahia e ninguém tasca. Antes de cometer outras barbaridades como essas, sugiro que a Natura informe-se com quem entende verdadeiramente do assunto. É isso aí.

Nota do Blog: Valério Gomes, do site Reservas Extrativistas, contribui enviando este texto, que está causando revolta entre os paraenses.

O "anônimo" trio Vila Brazil produziu um vídeo-debate musical sobre o tema, entitulado "A polêmica do pato no tucupi".

Sei não...acho que conheço pelo menos dois dos integrantes deste "famoso" grupo...

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho uma verdadeira bobagem, uma caretice ficar discutindo a "cidadania do pato no tucupi", do vatapá ou seja lá o que for. No Amapá, o pato no tucupi, o vatapá e a maniçoba são pratos tradicionais de festas de final de ano, são considerados pelos amapaenses como pratos típicos de sua região. Afinal, existe ou não uma cultura pan-amazônica?
Porque as pessoas de Bragança não podem também considerar o vatapá um prato típico de sua região? Ainda mais sendo tão diferente do vatapá bahiano.
Oh gente possessiva!

12/12/2006, 15:25  

Postar um comentário

<< Home