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22 fevereiro 2007

REBOQUES EM CARROS DE PASSEIO: A LEI VAI PEGAR?

VOCÊ TEM REBOQUE EM SEU CARRO? ESTÁ FELIZ PORQUE JÁ REGULARIZOU O SEU OU COMPROU UM QUE OBEDECE A LEI?

MESMO ASSIM FIQUE ATENTO. EM JULHO PRÓXIMO VOCÊ PODERÁ SER OBRIGADO A RETIRAR O EQUIPAMENTO


Em 27 de janeiro passado entrou em vigor a Resolução 197, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a regularização dos engates para reboques que vinham sendo produzidos, instalados e utilizados sem qualquer controle. Agora, com a nova legislação, os engates deverão possuir esfera maciça, tomada e instalação elétrica, dispositivo para fixação de corrente de segurança, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação regulamentados. Embora pareça que a vontade do Contran prevaleceu, neste primeiro round as indústrias de reboques é que prevaleceram. É que elas conseguiram eliminar uma das mais importantes exigências previstas originalmente: a obrigação dos engates serem articuláveis ou removíveis.

No Brasil engate não é para reboque. Serve para enfeitar ou "proteger" o carro
É óbvio que se você instala um engate, o faz porque pretende rebocar alguma coisa. Mas no Brasil tudo é "diferente". Engates são instalados, em sua maioria, com a finalidade de enfeitar o carro ou de “proteger” o para-choque no caso de pequenas batidas ou "encostadas". Na verdade ele anula o efeito de amortecimento do pára-choque e agrava as consequências de um choque traseiro mais violento. Bem feito para quem usa reboque! Além de já ter ferido a canela de dezenas de pedestres. Daí ele ter que ser articulável ou removível, e não se destacar atrás do pára-choque, quando não está em uso. Para piorar as coisas, a maioria dos engates estão instalados em carros com motor 1.0, os chamados populares. Você compra o carro e já na concessionária te oferecem o tal engate. Estes carros mal tem força para sair do lugar quando 3-4 pessoas estão dentro. Para se ter uma idéia, em Cruzeiro do Sul, pouquíssimos taxis possuem motor 1.0 porque, lotados, não são capazes de subir algumas ladeiras da cidade. Imagine rebocar alguma coisa...

Em julho as montadoras vão bater o martelo
Alguns estados, como o Acre, decidiram protelar por mais alguns meses a aplicação das novas regras porque o prazo fatal da entrada em vigor da Resolução dos reboques é 31 de julho de 2007. Nesta data todas as montadoras deverão informar ao Contran a Capacidade Máxima de Tração (CMT) dos veículos que fabricam. Com base nestes dados, uma grande parte dos veículos, mesmo aqueles cujos proprietários fizeram todas as adaptações exigidas (ou compraram reboques "legais"), deverão ser proibidos de circular com os reboques porque não têm força motor para rebocar coisa alguma. Vai ser um prejuízo de R$ 100 para quem pagou (ou pretende pagar) para adaptar reboques velhos ou R$ 200, para quem comprou (ou pretende comprar) reboques novos. Comentários circulam na internet afirmando que o Ka 1.0, aquele carro que parece um ovo, não tem capacidade nenhuma de tração. Tendo dirigido alguns desses populares e tenho a impressão que o Fiesta 1.0 (New Edge), Gol 1.0 ("Bola" e geração 4) e Corsa Hatch 1.0, vão ser incluídos na lista negra. Os proprietários que teimarem em insitir com os "reboques de enfeite" estarão sujeitos a multa de R$ 127,69, perda de cinco pontos no prontuário e retenção do veículo até a regularização (a não ser que paguem R$ 20-30 para o lanche...).

1 Comments:

Anonymous reboques para carros said...

Oi Evandro,

Em alguns estados a lei já se tornou mais maleável. Devido ao uso indiscriminado de engates, eles tiveram de ser duramente regulados, o que, de certo modo, prejudicou quem faz bom e correto uso desse acessório.

Abraços
Wanessa Neves
reboques

05/01/2012, 19:21  

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