Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 julho 2007

MENOS QUEIMADAS NO ACRE EM 2007

Dados do INPE mostram que a quantidade de focos de calor no mês de julho de 2007 é 58% inferior ao detectado no mesmo período em 2006

Dados do Inpe indicam a ocorrência de 25 focos de calor nos 21 dias do mês de julho deste ano. Em 2006, no mesmo período, foram 60 focos de calor. Um número 58% superior (comparem os números das duas figuras ao lado e abaixo).
Até agora, tudo indica que a quantidade de queimadas em 2007 vai ser inferior ao que se observou em 2006. Resta saber se isso vai se confirmar no final da "estação das queimadas", em meados de setembro.
É que a seca em 2007 está muito grave e isso tende a favorecer não apenas as queimadas provocadas pelos agricultores e pecuaristas, mas também as queimadas espontâneas em áreas florestais.

Considerando estas possibilidades, a hora é ideal para o Governo do Estado e dos Municípios se unirem ao Imac, Ibama e MP para lançar uma grande campanha na imprensa local para alertar e conscientizar a população sobre o perigo que o fogo pode representar para todos.
Rio Branco é o único município preparado para a temporada de queimadas. Resultados parecem estar compensando o investimento

Pelo que temos lido na imprensa, apenas a prefeitura de Rio Branco, através da Semeia, tem agido ativamente em um programa deste tipo. Aliás, o programa da Prefeitura de Rio Branco vai além. São ações de educação ambiental, alertas, divulgação das consequências do fogo e as possíveis punições para os "incendiários" de plantão. Nunca foi tentado algo similar no passado.

E o melhor de tudo é que, pelo menos até agora, os resultados estão compensando. Segundo os dados do INPE, a diminuição dos focos de calor no Município de Rio Branco foi muito maior do que a observada em todo o Acre. Caiu, nos primeiros 21 dias do mês de julho, de 14 focos em 2006 para apenas 5 em 2007. Uma queda de mais de 64%!