Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

06 julho 2007

EXAME DE ORDEM DA OAB

Resultado nacional é um "escândalo" pois a aprovação média foi de apenas 19%. Bacharéis acreanos foram ainda pior: média de aprovação foi de 15,35%

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano, 06/07/2007

A OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou hoje o resultado do Exame de Ordem unificado que foi aplicado em 17 Estados do País. O resultado do exame dos demais Estados não foi divulgado porque as seccionais locais da OAB resolveram não participar do certame. O exame é obrigatório para que os bacharéis em Direito possam advogar e, segundo a OAB, serve para avaliar o ensino jurídico no pais.

O índice médio de aprovação do exame em todo o país foi de 19%, um número considerado muito baixo. O desempenho dos bacharéis acreanos ficou abaixo da média: 15,35%.

No Acre existem 3 cursos de Direito reconhecidos pelo MEC: UFAC, Uninorte e Firb/FAAO. Se estima que anualmente pouco mais de 100 bacharéis são formados por estas universidades.

O Exame de Ordem da OAB, uma medida necessária para avaliar a qualidade do ensino de direito no país, tem sido objeto de disputas e intrigas de toda ordem.

Recentemente o Ministério Público Federal solicitou o cancelamento do Exame aplicado no Distrito Federal, assim como o recolhimento de todas as carteiras dos aprovados no exame. O MPF alega, entre outras coisas, que um dos candidatos tinha o pai fazendo parte da banca examinadora.

O MEC, apesar de concordar com importância do exame, foi criticado pela OAB por ter reconhecido ou autorizado cursos que tiveram parecer contrário do Conselho Federal da OAB.