Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 setembro 2007

MAIS FILAS EM SUPERMERCADOS

Projeto de Deputado Federal paulista impede que os caixas de supermercados pesem produtos. Pesagem deverá ocorrer em local próximo ao de exposição do produto. Consequência da aprovação do projeto: mais filas para os consumidores

Comissão da Câmara vota regras para a pesagem de produtos em supermercados

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio poderá votar ainda hoje o Projeto de Lei 1615/07, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que proíbe a pesagem de produto em balança localizada junto ao caixa em lojas de auto-serviço e em supermercados. De acordo com a proposta, a pesagem deverá ocorrer em local próximo ao de exposição do produto, em balança aferida regularmente.

Muita gente não dá bola para este tipo de coisa e acha que não tem importância. Tem, e muita. Vai ser bom apenas para quem gosta de fila. Em julho passado estive por um mês em Marília, no interior de São Paulo e por lá você tem que pesar os produtos antes de chegar ao caixa. Eu fiquei chocado pois a idéia não é das mais brilhantes. A gente perde tempo na fila que se forma em frente a um funcionário que fica o dia todo operando uma balança que pesa e emite a etiqueta, e depois se dirige ao caixa, onde, dependendo da hora, pode haver outra fila maior ainda.

Tem algo de inteligente na idéia do Deputado Antonio Carlos Thame? Para mim não. Vejo mais filas e perda de tempo. Se alguém quer ter noção do quanto está levando, em termos de peso do produto adquirido, que a lei obrigue os supermercados a disponibilizar balança aferida próximo ao setor onde os produtos, especialmente as hortaliças, são vendidas

Os políticos se metem em tudo. Uma idéia dessa, com quase toda certeza, só vai beneficiar as indústrias de balanças. O consumidor, com certeza, é que não é.


Com informações adicionais da Agência Câmara