Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 setembro 2007

MAIS TERRAS INDÍGENAS NO ACRE

CIMI afirma que ainda existem 11 terras indígenas para serem demarcadas no Acre


Segundo informações da regional Acre e Sul do Amazonas do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), ainda faltam ser demarcadas pelo menos 11 áreas indígenas no Estado do Acre.

Destas, oito precisam ser identificadas, 1 está reservada e 2 continuam sem que nenhuma providência tenha sido tomada para a demarcação.

No Acre já existem 24 áreas regularizadas, duas homologadas e 2 identificadas. Se os números do CIMI estiverem corretos, isto significa que ainda faltam ser regularizadas pouco mais de 25% das terras reivindicadas por indígenas no Estado.

A região com maior número de áreas não demarcadas compreende os Municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa, onde, segundo o CIMI, quatro áreas ainda aguardam providências por parte da Funai (ver tabela ao lado).

Uma das áreas reivindicadas, a TI Jaminawá do rio Caeté, tem cerca de 21 mil hectares e irá abrigar uma população de 80 índios de duas aldeias. Segundo informações da União das Nações Indígenas disponíveis no site da Amazonlink, as novas áreas indígenas deverão abrigar cerca de 700 índios.

Comparado com outros Estados da região, o Acre está bem avançado. Em Rondônia, onde existem 35 áreas reivindicadas pelos indígenas, mais da metade das áreas ainda não foi identificada ou tomadas quaisquer providências para proceder no reconhecimento das mesmas.