Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 setembro 2007

NOVA DOENÇA NA AMAZÔNIA

Pesquisadores do INPA detectam nova doença no Brasil

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) detectaram, pela primeira vez no Brasil, a doença mansonelose causada pela filaria (verme) Mansonella perstans.

O parasita, que ataca o sistema linfático e a cavidade abdominal, foi encontrado durante trabalhos de campo no rio Içãna. A filaria, que já havia sido descoberta na Venezuela e na Colômbia, foi detectada entre indígenas durante uma expedição realizada em março desse ano.

"Alguns moradores apresentaram contaminação com uma ou a outra espécie, mas havia um número acentuado de dupla infecção", explicou o coordenador da pesquisa Victor Py-Daniel. O pesquisador alertou que, possivelmente, as pessoas que moram próximas de fronteiras terão índices mais elevados de contaminação. Esta expectativa tem como base os elevados níveis de infecção encontrados nas pesquisas iniciais, entre os indígenas dos rios Içanã e Waupés.

"A prevalência da filaria M. perstans entre membros do Exército Brasileiro de Maturacá (AM), fronteira com a Venezuela, e Tunuí Cachoeira (AM), fronteira com a Colômbia, foi de 10% e 7,69%, respectivamente, o que é considerado elevado. Já a prevalência de M. ozzardi nas comunidades de Maturacá, Ariabu, Auxiliadora e Ya-Nazaré foi de 8,88%, em todas as comunidades. A dupla infecção de mansonelose nas comunidades do Içãna (Tunuí Cachoeira, Castelo Branco, Assunção, Nazaré, Camarão, Pirauiara, Boa Vista) foi de 33,82%", alertou.

Py-Daniel informou ainda, que alguns casos de filariose foram tratados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena da Fundação Nacional de Saúde (DSEI/Funasa), contudo não tiveram continuidade porque algumas pessoas apresentaram elevadas reações secundárias ao Ivermectina (droga utilizada contra M. ozzardi).

Tratamento – A masonelose causada pela M. ozzardi é combatida por meio do medicamento Ivermectina, o mesmo utilizado para combater a oncocercose, Onchocerca volvulus, um outro tipo de filaria que causa cegueira em índios da Terra Indígena Yanomami. Já para combater a M. perstans, Py-Daniel explicou que o fármaco preferível é a dieticarbamazina, apesar de existirem poucas evidências sobre sua eficiência terapêutica. A droga é utilizada de 10 mg/kg/d durante 21 dias.

"Normalmente são requeridos vários ciclos da M. perstans para reduzir os sintomas ou a eusinofilia, que é a quantidade anormal de eosinófilos no sangue. Contudo, a Invermectina e o Albendazol não são eficientes, mas pode ser aplicado um tratamento alternativo à base de mebendazol (100 mg duas vezes ao dia, durante 30 dias) sozinho ou associado à outra droga: levamisol", afirmou.

Sintomas da M. perstans – A presença de M. perstans no organismo é em geral assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Porém, em alguns casos está associada a quadros de angioedema – um inchaço causado por acumulo de líquidos nas camadas profundas da pele – e prurido (coceira), semelhante ao edema de Calabar da loaisis (filaria existente no continente africano). Na minoria dos casos, o paciente apresenta febre, cefalalgias (dores de cabeça), dor nas juntas e no hipocôndrio direito (parte da região abdominal), hepatite, desordens neuropsiquiátricas, pericardite - inflamação na membrana do coração e meningoencefalite – inflamação que compromete a meninge e o encéfalo.

Fonte: Inpa.