Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

11 outubro 2007

ELEIÇÕES NO BRASIL

Brasil tem 50 municípios com mais eleitores que habitantes

Sabrina Craide e Eurico Tavares
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - No município de Ermo, que fica no litoral sul de Santa Catarina, a 230 quilômetros de Florianópolis, o número de eleitores corresponde a 130% dos habitantes. Lá, moram 1.843 pessoas, de acordo com a última contagem populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 2.405 eleitores estão cadastrados para votar na cidade, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizados em setembro.

Ermo lidera uma lista de 50 municípios com a maior diferença entre a população e eleitorado. Um cruzamento de dados feito pela Radiobrás, comparando os números do IBGE e do TSE, revela ainda que 1.379 cidades têm um eleitorado superior a 80% da população. De acordo com a legislação, quando este percentual é atingido, é preciso fazer a revisão do eleitorado.

Entre as 50 cidades com mais eleitorado do que população, a região Nordeste possui o maior número - 20 municípios -, a região Sudeste possui 13, a região Sul com outros sete, e as regiões Centro-Oeste e Norte empatadas com cinco localidades. Veja ao final da reportagem a lista completa feita a partir do cruzamento dos dados.

Na cidade que encabeça a lista, o prefeito de Ermo, Marcos Leone de Oliveira, explica que muitos habitantes dos municípios vizinhos têm título eleitoral na cidade. Além disso, segundo ele, estudantes que vão para outros municípios para cursar uma faculdade mantêm o título em Ermo.

No outro extremo desta comparação está a cidade de Jacareacanga, no sudoeste do estado do Pará. A população do município é de 37.055, mas só 6.562 pessoas são eleitores, o que corresponde a 17,7% dos habitantes.

A explicação do presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Bernardo da Silva (PMDB), é que quase metade da população do município é composta por índios da tribo Munduruku. Destes, segundo ele, menos de 10% têm título de eleitor. “Quando uma pessoa pega todos os seus documentos, ela passa a ser um cidadão, deixa de ser índio”, avalia Silva.

Clique aqui para acessar a lista completas das cidades com mais eleitores do que habitantes.