Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 fevereiro 2008

AINDA DÁ TEMPO DE 'FECHAR A PORTA'

Embargo europeu à carne brasileira, desmatamento fora de controle. Só falta a ONU decidir pela 'intervenção' na Amazônia

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A União Européia (UE) decidiu que a maior parte da carne brasileira vai ser impedida de entrar naquele continente. A alegação é que a maioria das fazendas brasileiras não atende às exigências sanitárias da UE. Pelos cálculos dos veterinários europeus, apenas 3% das fazendas daqui poderiam estar nessas condições - cerca de 300 propriedades.

Com a suspensão da exportação, a carne exportada passará a ser vendida no mercado interno, jogando para baixo o preço da carne. Boa notícia para os consumidores brasileiros. Má notícia para os 'donos da Amazônia'. E agora, como é que eles ficam? No prejuízo? Parece. Desta vez eles não vão ter muito o que fazer. Vão quebrar e arrebentar em cima de quem?

É esperar para ver no que vai dar. Mas alerto que eles, os 'donos da Amazônia', como brasileiros típicos, seguramente vão tentar algum tipo de artimanha para não saírem perdendo com esse episódio. Afinal, eles vivem no Brasil, onde é fácil 'empurrar com a barriga' o mais grave dos problemas.

Querem um exemplo? As multas por derrubadas ilegais aplicadas pelo IBAMA. Até hoje ninguem pagou um centavo. E nem por isso os 'donos da Amazônia' deixaram de conseguir financiamentos nos bancos para continuar a expansão dos seus negócios, e, por tabela, a destruição da região.

E não adianta o governo recorrer à justiça. Os acusados recorrem antes e com isso garantem que o pagamento das multas fique para quando 'deus quiser'. Na verdade tudo é feito para que as multas não sejam pagas. E em breve um parlamentar da base aliada dos 'donos da Amazônia' vai propor a anistia para as multas. A justificativa? Vivem fazendo isso com a dívida dos plantadores de soja. Porque a discriminação contra os criadores de gado? Ainda mais eles, que estão acostumados a 'quebrar e arrebentar' quem quer que lhes cruze o caminho.

Entretanto é bom que fiquem alertas. Embargo à carne, aumento de desmatamento na região...é muita notícia ruim ao mesmo tempo. Cuidado! Nem todo mundo é leniente com o que está acontecendo na Amazônia como os brasileiros, especialmente os que não vivem na região. Se eles, 'os donos da Amazônia', acham que podem continuar a fazer indefinidamente o que sempre fizeram na região, outros, em lugares bem distantes daqui, podem estar pensando diferente.

Afinal, não parece ser uma coisa justa que, em nome da criação de algumas cabeças de gado e da garimpagem de madeira, a maior floresta tropical do planeta esteja desaparecendo tão rapidamente.

E se os 'donos do mundo' decidirem que é chegada a hora de dar um basta a esse 'faz de conta' brasileiro de que nós estamos 'protegendo' a Amazônia?

Você duvida que isso possa ocorrer não é mesmo? Continue duvidando e fique despreparado. Seja bem brasileiro e faça verdade o ditado que diz que nós 'só fechamos a porta depois que ela é arrombada'.

Henrique Cortez, do Blog Ecodebate, colocou bem o que pode vir a ser o primeiro passo nessa direção ao afirmar que teremos, inicialmente, "problemas nas relações multilaterais, no acesso aos financiamentos internacionais e no boicote aos nossos produtos e serviços, inclusive justificando uma renovada onda protecionista. Este é um risco real e imediato."

Eu estou consciente disso. Seria bom você parar para pensar. E se preparar para o pior