AMBIENTE ACREANO: TRÊS QUARTOS DOS HOMICÍDIOS SE CONCENTRAM EM 10% DAS CIDADES, MOSTRA PESQUISA
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

terça-feira, janeiro 29, 2008

TRÊS QUARTOS DOS HOMICÍDIOS SE CONCENTRAM EM 10% DAS CIDADES, MOSTRA PESQUISA

Cidades mais violentas do país estão no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mais de um terço dos municípios do Amapá, Roraima e Rondônia estão incluídos na lista dos mais violentos

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pesquisa mostra que 556 municípios brasileiros, cerca de 10% do total, concentram 73,3% dos homicídios – ou seja, praticamente três quartos desses crimes.

O dado consta do Mapa da Violência dos Municípios 2008, lançado hoje (29) no Ministério da Justiça. O estudo, elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, faz uma radiografia dos óbitos ocorridos no país com dados coletados e organizados pelo Ministério da Saúde até 2006.

No levantamento anterior, divulgado no ano passado, concentravam-se nesse universo de municípios 71,8% dos assassinatos.

As cidades com as taxas médias mais elevadas no novo levantamento foram, respectivamente, Coronel Sapucaia (MS), Colniza (MT), Itanhangá (MT) e Serra (ES). Foram essas as cidades com mais de 100 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Para minimizar as oscilações, principalmente nos municípios menores, foram utilizadas médias dos três últimos anos disponíveis (2004 a 2006), no caso de municípios com 3 mil habitantes ou mais, ou dos últimos cinco anos (2002 a 2006), para aqueles com menos de 3 mil habitantes. Para os municípios criados recentemente, foram usados dados a partir do ano de criação. O terceiro colocado no ranking, Itanhangá, por exemplo, só tinha dados de 2005 e 2006.

Dos 26 estados, seis têm mais de um terço de seus municípios entre os 10% mais violentos do país: Amapá (50%), Rio de Janeiro (46,7%), Roraima (40%), Pernambuco (40%), Mato Grosso (36,9%) e Rondônia (36,5).

O Distrito Federal (DF) foi considerado como tendo apenas uma cidade (Brasília), que está entre os mais violentos. Assim, o DF aparece na lista com 100% de municípios nessa condição.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Envie este artigo para um amigo