Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 fevereiro 2008

NÃO VAI ACONTECER NADA!

MP Eleitoral do Acre apresenta denúncia contra prefeito de Senador Guiomard 3 anos e 3 meses após as eleições, quando as irregularidades aconteceram

A imprensa local noticia que oTribunal Regional Eleitoral do Acre recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito de Senador Guiomard, Celso Ribeiro.

A acusação formulada pelo MP eleitoral é de prática de indução à transferência irregular de eleitores, coação, falsidade ideológica com finalidade eleitoral, corrupção eleitoral ativa e transporte ilícito de eleitores praticados no período eleitoral de 2004.

Se o leitor fizer um cálculo rápido, vai verificar que demorou cerca de 3 anos e 3 meses para o MP encaminhar a denúncia. É isso mesmo! Uma eternidade. Agora o TRE vai ter alguns meses para apreciar e julgar o processo. Ficou numa saia justa.

E tem mais. Se condenado no TRE local, o acusado pode recorrer ao TSE e 'empurrar' os prazos para uma condenação definitiva, que levaria à perda de seu mandato, para um horizonte temporal que ultrapassará facilmente o final de seu mandato, que deve acontecer no fim de 2008.

Se eu fosse o acusado estaria rindo à toa.

Inspiração para outros políticos

A justiça, neste caso, vai tardar e, seguramente, não vai falhar. Mas se a condenação vier a ser imposta, ela vai ser inócua. Considerando os 'prazos legais', é quase certo que Celso Ribeiro deverá cumprir, sem maiores percalços, o seu mandato na íntegra.

Se isso vier a acontecer, seu caso poderá servir de inspiração para outros políticos locais. A lição que ficará é a seguinte: pode transgredir que as possibilidades da justiça vir a decidir o caso em tempo de causar estragos políticos mais graves serão remotas.

São esses tipos de situações que reforçam a imagem do nosso país como o paraíso da impunidade.

Os contribuintes que pagam seus impostos e mantém, entre outros serviços públicos, o MP Eleitoral, gostariam de ver respondida publicamente a seguinte pergunta:

- Por que o MP Eleitoral do Acre demorou tanto para apresentar a denúncia contra o Prefeito de Senador Guimard?

Crédito da imagem: Notícias da Hora