Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 abril 2008

BENJAMIM– NICOLAU & COMPANHIA DO BRASIL

O leitor João Paulo Moraes de Araújo Simões escreve pedindo ajuda para saber o paradeiro do que seus ancestrais construiram no Acre. Se alguem puder ajudar, ele agraece.

Gostei muito de ler o seu artigo sobre todo o problema acreano, uma vez que o meu Bisavô Benjamim José de Araújo - natural de S. João da Madeira, cidade portuguesa da qual foi o 1º Presidente, de 1926 a 1934 - também nele participou.

Todos os domingos, em casa da meus avós, Manuela de Moraes Araújo, porque o meu avô já tinha morrido, em 1958, era costume a família Araújo que se encontrava em Lisboa, reunir-se para jantar, e a conversa habitual era questionar o filho mais novo do meu Bisavô, de nome Alberto Araújo, sobre o que tinha acontecido aos negócios no Brasil.

Ele dizia que o Papá, - era assim que ele o chamava, e que nós gostávamos imenso de ouvir dizer - tinha umas plantações de borracha no Brasil, que eram maiores que o Algarve, que tinha uma frota de barcos para transportar a borracha pelo Juruá até Manaus, e depois até Belém, maior que a frota portuguesa, enfim, era uma coisa fabulosa.

Mas tinha havido um problema, era que o Papá tinha casado, em primeiras núpcias, com uma Senhora de nome Carolina, irmã mais velha da Mamã, e que tinha morrido em Belém do Pará, com 24 anos, e a Mamã, sua irmã , fê-lo jurar que só casaria com ele, se ele não voltasse para o Brasil.

E assim foi, quando o Papá um dia lá foi, não encontrou nada !!! E todos achávamos imensa graça.

À cerca de um mês, ao vasculhar uma gaveta de um móvel em casa da minha Mãe, já falecida, que tinha vindo da casa da minha avó Manuela, também já falecida, encontrei um balanço da sociedade do meu Bisavô Benjamim – Nicolau & Companhia, do Brasil. Foi então fácil encontrar tudo aquilo que eu gostava de saber, ao longo destes anos todos, com os meios hoje existentes. Juruá + Nicolau & Companhia = já está.

Só me falta uma coisa.

Será possível ajudar-me ?

Qual era a área explorada, na época, em ha, pela Nicolau & Companhia.

Melhores Cumprimentos,

João Paulo Moraes de Araújo Simões