Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

02 abril 2008

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA: IBAMA VAI ACIONAR A JUSTIÇA*

Segundo Diretor do Ibama, os 36 municípios com maior área devastada têm um território equivalente a menos de 5% da Amazônia, mas são responsáveis por até 50% dos índices de desmatamento nos últimos três anos

O diretor do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, André Rodolfo de Lima, afirmou, durante audiência pública na Câmara Federal que avaliou o desempenho e a execução do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que o Ibama vai iniciar, a partir da semana que vem, ações na Justiça para responsabilizar civil e penalmente os maiores casos de desmatamento ocorridos na Amazônia entre 2005 e 2007.

A maioria dessas ações se enquadra em uma série de iniciativas do governo nos 36 municípios com maior área devastada. Lima observou que esses municípios têm um território equivalente a menos de 5% da Amazônia, mas são responsáveis por até 50% dos índices de desmatamento nos últimos três anos.

Além de uma série de portarias e instruções normativas já em vigor, o governo deve oferecer um pacote de ações no segundo semestre para que esses municípios possam sair da listagem de maiores desmatadores. Entre as ações, a Força Aérea Brasileira deve sobrevoar as áreas com radar para monitoramento mais preciso dos embargos realizados nessas regiões e controle da circulação de madeira à noite.

* Post elaborado a partir da nota 'Ibama vai acionar Justiça contra maiores desmatamentos', de autoria da repórter Ana Raquel Macedo (Rádio Câmara) e Francisco Brandão (Agência Câmara), publicada em 01/04 no site da Agência Câmara.