Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 maio 2008

82% DOS JORNALISTAS USAM BLOGS COMO FONTE


O portal Comunique-se (a maior comunidade brasileira de jornalistas na internet) divulgou um interessante e revelador estudo. A empresa Textual consultou profissionais de mídia no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, agora em maio. Nada menos que 82% dos jornalistas entrevistados reconheceram que utilizam blogs como fonte de pesquisa para suas matérias e reportagens.

Esse dado me fez lembrar de uma polêmica imensa gerada pelo Estadão, que realizou uma campanha publicitária satirizando os blogs, ano passado. A peça criada pela agência Talent colocava um macaco copiando e colando textos na internet. E as pessoas lendo o blog do macaco (pensando se tratar de uma pessoa) e achando ele um gênio. A idéia era dizer que apenas a mídia tradicional é confiável. Só que a reação foi tão grande na blogosfera que o tradicional jornalão fez publicar um pedido de desculpas e promoveu um debate sobre credibilidade na web.

O modelo de blog casado com notícias relevantes no Brasil pegou feito fogo em gasolina. Acho que existia uma grande vontade das pessoas de acabar com a via de mão única da mídia tradicional. As pessoas queriam questionar as notícias, acrescentar informações. Hoje somos todos provedores de conteúdo e não mais simples consumidores.

A mídia tradicional demorou em entender isso. Pior. Teve medo quando aconteceu. Estava confortavelmente deitada em berço explêndido, com seus leitores/telespectadores domesticados e amordaçados. Isso tudo mudou. E já tem muito jornalão bebendo na fonte dos blogs, como revela a pesquisa citada.

E olha que estamos apenas no começo…

Autor: Marco Bahé - 19/05/08 às 14:09
Editor do Blog Acerto de Contas

1 Comments:

Blogger Acreucho said...

A Internet em geral e principalmente os blogs regionais, são certamente uma fonte de pesquisa e de opinião dos leitores.
Sou assíduo leitor de blogs e gosto de comentar e dar opinião.
Aproveito pra fazer meu comercial...

www.blogdoacreucho.blogspot.com

19/05/2008, 22:46  

Postar um comentário

<< Home