TIÃO VIANA. ERRO LAMENTÁVEL

Declaração de Tião Viana (PT-AC) ao jornal Página 20, na matéria 'Tião Viana diz que novo fuso horário corrige um erro histórico', de autoria da repórter Val Sales.
Lamentável o equívoco contido na declaração do Senador Tião Viana publicada no jornal 'Página 20' de Domingo (04/05).
Mas o erro não é condenável pois ele é uma pessoa muito ocupada, que tem que lidar com dezenas de assuntos e pessoas, dia e noite. Não dá saber de tudo e sobre todos ao mesmo tempo. Para isso conta com uma assessoria. Ela existe para isso e falhou feio.
Mais feia foi a atitude da repórter Val Sales. Deveria ter checado as informações e acrescentado um parágrafo na matéria para esclarecer que o Senador se equivocou. Esperamos que o Página 20 de terça, para o bem de seus leitores, publique uma retificação da 'barrigada'.
Caso o jornal não faça isso, além de corroborar com um atentado à verdade, ficará claro que a matéria é na verdade pura desinformação com o objetivo de confundir os leitores e tentar ganhar apoio à causa da mudança do fuso horário feita à revelia da população.
Adianto abaixo os esclarecimentos necessários:


Fuso único Chinês não facilita a vida das pessoas
Para finalizar, não acho que, como diz o Senador, a China resolveu adotar horário único para facilitar a vida das pessoas. Me parece que o país vive uma situação fora do comum e na prática, o horário único não facilita a vida de ninguém.


Para exemplificar vejam as figuras acima. Quando for 9:43 h da manhã na parte oeste do país (figura da esquerda), na fronteira com o Tadjiquistão, na outra ponta, na fronteira com a península de Kamchaca, Russia, já serão 14:43h da tarde (figura da direita). Deveria haver 5 horas de diferença, mas o país adota horário único. Na prática, enquanto uma parte do país ainda não levantou para tomar o café da manhã, a outra já se prepara para o almoço. Não creio que um sistema como esse facilite a vida das pessoas.
Vale notar que a China é uma ditadura e os trabalhadores geralmente labutam em condições muito difíceis, ganhando salários muito baixos. Na falta de liberdade de expressão e considerando a opressão política e trabalhista brutal que ocorre no país, pouco se sabe se o sistema de fuso único é desejado ou não pela população.
Crédito da foto de Tião Viana: Jornal Página 20.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home