Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 maio 2008

FOGO AMIGO

Atendimento no Pronto-Socorro em Rio Branco beira o caos. Pacientes são atendidos no chão do hospital. Surpresos? Eu estou. Ainda mais que foi a TV Acre que mostrou

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Vi com surpresa a TV Acre, retransmissora local da Rede Globo, exibir, por dois dias consecutivos em seu principal telejornal, reportagem sobre as precárias condições de atendimento do Hospital de Emergência de Rio Branco, popularmente conhecido como Pronto-Socorro.

As imagens são impressionantes. Haviam pessoas sendo atendidas até no chão. Eu, que passo todos os dias em frente aquele hospital confesso que fiquei chocado pois por fora, a modernidade arquitetônica do mesmo não sugere que em seu interior reine o caos.

A emissora ouviu os responsáveis pela unidade e foi informada que a situação retratada era anormal, só tendo ocorrido porque o fim de semana havia sido muito 'movimentado'. O Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, deu outra versão para o caos. Segundo ele a culpa é da própria população, que usa a unidade para buscar atendimento ambulatorial, dificultando o tratamento célere dos casos emergenciais.

Quando retornar de Londres o Senador Tião Viana (PT-AC) deverá ter uma conversa séria com as pessoas que ele mesmo nomeou para gerenciar a saúde no Estado. Muita gente vai 'ouvir' o que não quer. Afinal, os investimentos no setor, sempre capitaneados pelo Senador, têm sido de grande monta. E tudo indica que o que está acontecendo no Pronto Socorro é mais gerencial do que carência de material e pessoal.

O que considero emblemático no espisódio foi o fato da TV Acre ter mostrado imagens tão fortes. Os assessores do Senador devem ter ficado muito tristes pois não estava no script que esse tipo de reportagem pudesse ser levada ao ar. Ainda mais pela TV Acre. Afinal, a recente aprovação do projeto de mudança do fuso horário acreano, de autoria do Senador, foi um presente e tanto para as emissoras de TV.

Os telespectadores acreanos, eu incluso, ficaram surpresos com reportagem tão reveladora. Se dependessem de alguns diários locais, nunca saberiam que este tipo de coisa acontece no Acre.

Imagem: a fotografia que ilustra este post mostra um hospital do nordeste do pais. Buscamos na internet uma imagem que refletisse o que vimos na reportagem da TV Acre: superlotação, pacientes pelo chão e muita desorganização no atendimento do principal pronto socorro de nossa cidade. Injustificável.

8 Comments:

Blogger Acreucho said...

Não estou surpreso de maneira alguma, estive no Pronto Socorro, na terça-feira à noite para levar meu sobrinho, um bebê de 3 meses e tinha gente deitada no chão, nos bancos, nos jardins, esperando ser atendida, acho que tinha mais de duzentas pessoas esperando, uma vergonha, nosso Pronto Socorro não dá mais conta do recado, se faz urgente a construção de pelo menos mais duas unidades em outros bairros.

01/05/2008, 08:50  
Anonymous Anônimo said...

Isso acontece em todo Brasil, o Acre não é exceção...

Mas eu só queria saber onde está a saúde de 1° mundo que o governo da floresta alega ter no Acre desde 1999...

01/05/2008, 10:14  
Anonymous Anônimo said...

O Título do Post foi engraçado...

Mas não é de hoje que a TV Acre vem lançando fogo amigo... um exemplo foi a farra do Iate Pelos deputados que a TV Acre fez questão de mandar pra globo...
E outras matérias como superfaturamento de obras, ponte Brasil-Bolívia, estradas...

Será que o Binho ta com pena de soltar dinheiro pra eles???

01/05/2008, 10:38  
Blogger Evandro Ferreira said...

Na lógica da maioria esmagadora da imprensa local, este tipo de matéria não tem cabimento. Como muitos dizem: 'pode criticar, mas tem que ser alguma coisa construtiva'.

Agora quanto a atitude da TV Acre...não sei. Pode ser que queiram mostra força para a batalha que vem pela frente. Eles ainda não desisitiram de derrubar a portaria que causou a mudança do fuso horário acreano.

01/05/2008, 10:44  
Blogger Evandro Ferreira said...

O que me irrita é a atitude pouco crítica das pessoas...só dizem coisas do tipo:

- Esse negócio de programação gravada é uma m...você viu que o JN ficou com som e sem imagem. Parecia uma estação de rádio? Tem mais é que acabar com essa idéia de gravar programação!

Como se a falha não fosse proposital! Como se a baixa qualidade da programação gravada não fosse decorrente da falta de investimento que as emissoras não fizeram para se adequar à portaria!

Será que ninguem ainda percebeu que é tudo feito de caso pensado para ganhar a opinião pública, e ir contra a portaria? Dá um tempo...

Até na minha casa eu posso gravar 1-2 horas de programação em um disco de DVD ou em disco rígido de computador com qualidade digital, de alto nível, muito melhor do que o que temos visto na TV Acre, por exemplo! E olha que as emissoras recebem o sinal direto do satélite...em casa eu estaria perdendo um pouco de qualidade. Mesmo assim sairia melhor do que o que temos visto.

Ferraz e outros leitores: acordem! ou se estiverem acordados, façam barulho para acordar os 'irracionais' que acham que qualidade de imagem só se for ao vivo.

Quanta ignorância e apatia.

01/05/2008, 10:53  
Anonymous Anônimo said...

Evandro,

Tudo bem, concordo com vc que qualidade de imagem nao precisa ser ao vivo, e que eles possam está fazendo de propósito...

Mas no caso da TV Acre é falta de competencia e equipamentos, sim... todo mundo sabe, sempre foi assim, quem assisti o jornal do Acre ou AC TV (agora Amazônia TV) sempre tem uma falha, as vezes o apresentador fala e nao sai o som, as vezes o som sai chiando ou sai baixo, tem vez que sai fora do ar no meio do jornal(fica aquelas listras colorida na tela)...

Só pra ver a falta de competencia e equipamentos, eu acho que eles nao tem nem aparelho pra link ao vivo de algum canto da cidade. Quando eles vao entrar ao vivo pro Amazonsat é um "Deus nos acuda" e sempre o sinal sai péssimo.

Todo dia uma repórter fala por telefone de Cruzeiro do Sul, parece que estamos nos anos 80.
O que custa a repórter gravar uma matéria e enviar, Se tiver problema de satélite envia pela internet, vai ver que nem Internet deve ter...

A TV Gazeta ta anos luz na frente da TV Acre, Fato...
Sem falar na TV Aldeia que pega em todos municipios do Acre via satélite

Alô pessoal da rede Amazônica em Manaus... Vamos da um jeito nisso aí...

01/05/2008, 16:00  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

01/05/2008, 17:07  
Blogger Unknown said...

Será que as pessoas espeeram que nada mais será transmitido a partir de uma gravação? Não haveria necessidade de gravação se todos os programas fosse "ao vivo", como ocorre com algumas das versões dos jornais. Ms, mesmo nos jornais, há repetições: por exemplo, o fantástico é repetido pela GNT, depois das 22:00, ou seja, é gravação. As novelas são todas gravações. Então? Que tal começar a cobrar que as redes montem repetidoras com equipamento de qualidade? Nada a ver com horário ou seja lá o que for. A mudança do horário servirá, apenas, apra que as redes economizem os equipamentos com os quais deveriam equipar as repetidoras.

02/05/2008, 21:00  

Postar um comentário

<< Home