Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

19 junho 2008

MUDARAM O FUSO HORÁRIO, MAS A DISCRIMINAÇÃO BANCÁRIA CONTINUA

Os advogados da mudança do fuso horário prometeram a integração econômica do Acre com o resto do país. Isso não vai acontecer. As agências bancárias locais continuarão com expediente de apenas 5 horas e o horário de abertura foi retardado em uma hora na capital. Filas e inconveniência continuarão!

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O que mais se ouve na propaganda dos que "lutaram" para mudar o fuso horário do Acre é que com a nova hora vamos estar mais integrados ao Brasil, especialmente para fazer transações bancárias. O argumento é que com a atual diferença de duas horas se perdem negócios pois quando as agências do sul e sudeste fecham, no Acre ainda estamos em plena ebulição comercial vespertina. Os empresários acreanos, da capital e das cidades do interior, não podem fazer uma série de operações bancárias e ficam no prejuízo.

Pois bem. Fui verificar o horário de funcionamento dos bancos nestes dias que antecedem a mudança da "nossa hora" e apresento, nas figuras que ilustram este texto, o horário de abertura e fechamento das agências bancárias no Acre, Amazonas e São Paulo:

- Acre: 09:00-14:00h (expediente de 5 horas)
- Amazonas: 09:00-15:00h (expediente de 6 horas)
- São Paulo: 10:00-16:00h (expediente de 6 horas)

Vejam que hoje as agências acreanas são obrigadas a fechar as 14:00 horas por causa do horário de fechamento das agências em São Paulo, que ocorre as 16:00h. O estranho é que elas deveriam abrir às 08:00h para acompanhar a diferença de fuso horário com o resto do país, mas na realidade abrem apenas às 09:00h.

No Amazonas, por exemplo, os bancos abrem e fecham com uma hora de antecedência em relação ao horário de São Paulo, acompanhando religiosamente o horário de funcionamento dos bancos no sul e sudeste do país.

Dá para ver que no Acre o expediente bancário é, por alguma razão, de apenas 5 horas, enquanto que no resto do país os bancos atendem o público em expediente de 6 horas. A desculpa, imagino eu, deve ser o "nosso fuso" horário atual, que eles consideram muito atrasado em relação ao resto do país.

Pois bem. Eles mudaram o fuso horário prometendo mundos e fundos, incluindo maior integração financeira do Acre com o resto do país. E agora eu imagino que você leitor deve estar achando que as agências bancárias no Acre passarão a funcionar em expediente de 6 horas, seguindo o mesmo horário adotado no Estado do Amazonas, tendo em vista que a hora acreana vai ser igual à do nosso vizinho.

Você leitor deve estar achando que com a mudança do fuso horário os bancos ficarão abertos das 09:00 até as 15:00h! Acha que vamos ter uma hora a mais de expediente bancário, resultando em menos filas, mais conveniência etc.

Pura ilusão leitor. É mais uma mentira da hora!

Ontem a noite vi no Jornal da TV Acre que as agências bancárias de Rio Branco passarão a funcionar entre as 10:00 e 15:00h. Ou seja, continuaremos a ter o "velho" expediente de 5 horas. Ganhamos uma hora a mais no final do expediente bancário, mas os bancos resolveram podar uma hora do início, impedindo os rio branquenses de realizar operações bancárias por ocasião da abertura do expediente bancário no resto do país.

Antes se reclamava que os bancos fechavam cedo demais e que era preciso mudar o fuso horário para corrigir o problema. E agora? Mudou-se o fuso horário, mas os bancos também mudaram o horário de abertura das agências. Qual foi a vantagem? Não era melhor mudar apenas o horário de funcionamento das agências?

O mais irritante foi ver depoimentos de gerentes de bancos dizendo que a mudança vai trazer vantagem para os consumidores. E o repórter da TV Acre sequer questionou este hora a menos, este atraso na abertura dos bancos agora que o nosso fuso horário mudou. É impressionante a falta de senso crítico de alguns repórteres locais.

E para piorar as coisas, nas cidades do interior o horário de funcionamento das agências vai permanecer o mesmo praticado na atualidade (09:00-14:00h). Lá, a mudança do fuso horário ajustou o horário da abertura das agências com o resto do país, mas, inexplicavelmente, o horário de fechamento continuará a acontecer duas horas antes do encerramento do expediente bancário no resto do país.

A mudança do fuso horário não teve efeito algum no interior do Estado. E a mudança do horário de funcionamento dos bancos na capital 'desintegrou' a integração bancária no Estado.

Alguém pode dar uma explicação razoável? Qual será a desculpa para isso? Fuso horário não é mais pois acabaram de mudar. Sei não. Talvez essa questão do fuso horário nunca foi mesmo um problema para os bancos.

Essa mudança de fuso horário tem sido uma trapalhada maior do que outra. Em todos os aspectos. E as promessas que os advogados da mudança fizeram estão caindo por terra. Por isso que estou cada dia mais convencido de que a mudança do nosso fuso horário não era mesmo necessária.

1 Comments:

Blogger Getulio Pinheiro Jr said...

Evandro...

Certamente, você tem toda razão. Os bancos devem funcionar seguindo o horário de Brasília, e em todo nosso estado!

19/06/2008, 11:34  

Postar um comentário

<< Home