Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 setembro 2008

BLOG DO DEPUTADO LUIZ CALIXTO: IMPERDÍVEL

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Não sou eleitor do Deputado Calixto, sempre votei na Naluh Gouveia, que mesmo sendo da situação, nunca escondia nada dos seus eleitores. Aliás, desde que foram candidatos a algum cargo eletivo, sempre votei em Jorge, Tião, Marina e Naluh. Não vejo necessidade de esconder isso de ninguém.

No que se refere ao Calixto e a Naluh, é claro que não dá para comparar a trajetória, história política e tantas outras características que deixam os dois tão distantes quanto a distância entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Entretanto, usando habilmente o espaço do seu Blog, que ele chama de 'A trincheira', o Deputado Calixto está cumprindo seu papel como oposicão combativa ao atual Governo. Exagera de vez em quando com inimigos pessoais como o ex-Governador Jorge Viana, mas em geral tem mostrado aos leitores informações preciosas dos bastidores da política local que a imprensa escrita e online não publica. Por isso vale a visita ao Blog.

Vejam o resumo de algumas notas que ele anda publicando. Clique no título de cada uma delas para ler na íntegra:

O BARÃO JURUÁ
Escrito por calixto, 22-Set-2008

Os tentáculos das firmas do ex-governador Orleir não abraçam apenas o governo petista do Acre. Aqui na terra dos irmãos Viana, os contratos do grupo já ultrapassaram a casa dos 220 milhões de reais e a situação está sob controle. Calma como água de cacimba.

A situação é diferente no Amazonas, onde a empresa também tem grandes contratos com o governo. Por lá a situação não está tão tranqüila, pois o Ministério Publico do Amazonas está investigando ocorrências de superfaturamento nos contratos de até 120%. Segundo o TCE de lá, a empresa do Barão foi a que mais recebeu recursos no ano de 2007. A missão da empresa é: fazer barato no Acre e caro no Amazonas.[continua]

FAZENDA CHICO MENDES
Escrito por calixto, 21-Set-2008

Comentei aqui no blog que a reserva Chico Mendes perdeu o status de vitrine do modelo de preservação ambiental que projetou o governador Jorge Viana pelo Brasil. Abandonados pelo governo da floresta, os extrativistas transformaram suas propriedades em pequenas fazendas.

Leia abaixo a matéria sobre o assunto na Folha de São Paulo[continua]

DEPOIS DA ELEIÇÃO, PRISÃO
Escrito por calixto, 21-Set-2008

PT vai mandar prender os bois das pequenas fazendas localizadas na reserva Chico Mendes. A operação vai ser colocada em prática depois das eleições, para não prejudicar o candidato Bira, do PT.

Veja abaixo a matéria da Folha de São Paulo.[continua]

AMIZADE COLORIDA OU SURUBA?
Escrito por calixto, 20-Set-2008

O Antonio Alves, cronista da frente popular, disse que as alianças políticas no Acre podem ser comparadas com as “amizades coloridas”. Apenas um “fica”, mas nada de compromisso sério.

Seu conceito prostituído não se encaixa nem para as alianças que se formam em torno de um compromisso político. E nem quando têm apenas intenção de formar uma chapa para eleger mais deputados, já que sozinhos todos os partidos têm dificuldades para atingirem o coeficiente eleitoral.[continua]

OS MANDA-CHUVA E AS CINZAS DO QUARTA-FEIRA
Escrito por calixto, 19-Set-2008

Está virando piada a reclamação dos patrocinadores da candidatura do comunista Chaguinha Batista sobre a inundação de algumas ruas da cidade de Tarauacá, após uma forte chuva ocorrida no dia 5 de setembro.

Segundo eles o prefeito Vando não conseguiu “drenar a cidade em quatro anos”. Para os petistas e comunistas o povo já esqueceu que o Jasone, PT, foi prefeito e durante os oito anos não fez nem a metade do calçamento de ruas que o atual prefeito fez em apenas três.[continua]

POR QUE PAROU?
Escrito por calixto, 19-Set-2008

Enquanto milhares de acreanos e acreanas correm e suam atrás de um lugar para trabalhar, o governo petista mantém a Fábrica de Pisos fechada há mais dois anos.

Inaugurada no final de 2006 e tema de mais de uma centena reportagens para promover o governador petista, o Complexo Madereiro Xapuri ainda não movimentou uma máquina sequer para serrar uma tora de madeira.[continua]

VIREI MANCHETE
Escrito por calixto, 18-Set-2008

Estava matutando porque de vez em quando eu viro notícia. Às vezes boas, às vezes não.
Notícia ruim corre mais. A primeira foi numa discussão com a Polícia Militar. Fui preso ilegalmente e conduzido à Delegacia de Xapuri e, no outro dia, fui manchete em vários jornais da cidade. Ganhei a causa na justiça mas eles não deram uma notinha sequer.

A outra vez foi quando travei com o deputado Nogueira Lima um debate, cujo final foi muito degradante, e por isso também fui manchete negativa nos jornais e televisões. O jornalista Washington Aquino vibrava no seu programa com os comentários e, reconhecendo a censura imposta na imprensa acreana, ainda disse que “se fosse com um deputado do governo isso não seria divulgado”.[continua]

QUANTO CUSTA UM FRANCIMAR?
Escrito por calixto, 18-Set-2008

Nunca acreditei que o prefeito de Feijó, Francimar Fernandes, fosse trombar com o PT. Sempre dizia para os amigos que a sua resistência para entrar na campanha era uma estratégia para “pegar preço”. Na verdade, o que ele queria mesmo era valorizar seu passe e arrancar muitas vantagens no governo.[continua]

FINALMENTE DESCOBRI
Escrito por calixto, 18-Set-2008

Finalmente cheguei à origem das fortunas do ex-governador Orleir Cameli e de alguns petistas. A minha principal fonte do achado foi no site portal Cruzeiro.com.

Sem querer, descobri que tudo começou com a comercialização de moedinhas de centavos de real. É o seguinte: [continua]