Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

14 outubro 2008

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

Capes aumenta acervo do serviço com a inclusão de títulos como a Encyclopedia Britannica Online, que oferece artigos completos de mais de 700 periódicos internacionais, e o Atlas Mundial, para análise de dados demográficos

Agência FAPESP – Cumprindo o objetivo de incrementar o acervo para melhor atender à comunidade científica nacional, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez novas assinaturas para o Portal Brasileiro de Revistas Científicas.

Mais conhecido como Portal de Periódicos, a ferramenta é utilizada para pesquisas sobre a produção científica realizada por pesquisadores de todo o mundo e foi criada para democratizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, atendendo atualmente 194 instituições brasileiras.

Ao todo, o portal conta com mais de 12,3 mil títulos com texto completo e 126 bases de dados referenciais. Entre os que acabam de ser incluídos estão 222 títulos de periódicos da Coleção JSTOR – Art & Sciences Collection nas áreas das ciências sociais, ciências humanas, lingüística, letras e artes, além de bases nas áreas de música, artes e religião.

A base The Digital Library of Catholic Reformation, por exemplo, totaliza cerca de 300 mil páginas de trabalhos dos mais importantes teólogos do século 20, oferecendo uma ampla visão da religião na história do Ocidente.

Foram incorporadas ainda bases de artes e música com destaque para partituras, composições e gravações de músicas clássicas, além da Encyclopedia Britannica Online: Academic Edition, que oferece artigos completos de mais de 700 periódicos internacionais, e do Atlas Mundial, uma ferramenta de análise de dados demográficos.

O Portal de Periódicos passa a incluir também o dicionário Merriam-Webster, clássicos da literatura, filosofia e de ciências, além de biografias, vídeos e manchetes dos jornais The New York Times e BBC News.

Mais informações: www.periodicos.capes.gov.br