Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

26 novembro 2008

ACRE REPROVADO NO ENEM: UM DEBATE NECESSÁRIO

"BINHO MARQUES E O ENEM"

Deputado Estadual Luiz Calixto

Os sucessivos resultados pífios no ENEM são como um chute na canela do governador Binho Marques.

Nenhuma outra pessoa no Acre passou tanto tempo dirigindo o setor educacional em cargos de direção superior quanto o atual governador.

Foram quatro anos como secretário municipal de educação da capital, oito como secretário estadual e, até agora, dois como governador do estado.

Ao todo são quatorze anos segurando a caneta em postos onde são definidas as regras e os investimentos no setor.

Tempo mais que suficiente para que os resultados positivos fossem revelados nos exames de aferição de qualidade do ensino.

Para quem fora apresentado como o revolucionário da educação acreana, os resultados do ENEM funcionam como um balde de água fria na "foba" petista.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

De quem é a culpa ?

Do MEC, Binho Marques e os Professores.

É comum os nossos pais e professores de universidades comentarem a respeito do bom ensino público no estado do Acre que tinha no passado. Por exemplo, o Colégio Acreano e o CERB – que na época tinha outro nome. Infelizmente com o passar dos anos a qualidade do ensino caiu vergonhosamente, mas, esta situação deveria ser ao contrário, pois, nossos pais não tinham as grandes infra-estruturas físicas que os alunos possuem hoje. A culpa deste quadro caótico é de quem? Será que tem algum culpado?
Lamentavelmente, atribuímos a culpa primariamente ao Ministério da Educação (MEC), principalmente pela forma de avaliação aplicada nas escolas públicas, onde qualquer aluno é aprovado. Podemos citar a seguinte situação, a média hoje são 5 pontos, isto é uma vergonha! Das 8 disciplinas estudadas anualmente, 4 são estudadas no primeiro semestre e o restante no segundo. Agora me digam, quem é o aluno que vai lembrar de alguma coisa que estudou no primeiro semestre? Nenhum.
Em resposta, vem o Senhor Ministro da Educação dizer que tais medidas são para diminuir a evasão escolar. Sem fecundas retóricas, os chefes de estados e educadores aplaudam e aceitam.
É importante evidenciar que tal posição governamental está tendo seu efeito esperado. Por outro lado, as reações adversas estão depreciando qualidade do ensino. As escolas públicas estão formando pessoas despreparadas, sem base de conhecimento sólido em matemática, física, português, redação e química, as quais futuramente entram na universidade e são reprovadas em diversas disciplinas básicas e ficando anos a mais que o previsto.
Outro agente responsável pela parte da culpa é o atual governador, uma pessoa experiente no assunto que poderia pelo menos discutir formas de ensino que formem alunos interessados e capacitados. Não apenas mascarar o ensino público com coisas fúteis e sem resultados efetivos.
Por fim, vêm nossos mestres!
É sabido por todos, a grande carga de trabalho que enfrentam todos os dias, mas a responsabilidade e a cobrança são fundamentais para o fortalecimento da educação. O que está faltando são professores compromissados com a educação. A maioria só reclama do salário e vivem discutindo questões políticas e salariais que divergem das questões educacionais.
“Toda a riqueza do país está na qualidade educacional!!”

26/11/2008, 12:45  

Postar um comentário

<< Home