Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

05 dezembro 2008

FORMIGAS COMO VEICULADORAS DE MICROORGANISMOS EM AMBIENTE HOSPITALAR (1)(2)

Existe preocupação sobre as reais possibilidades de agravos à saúde pública que possam ser causados pela veiculação de agentes patogênicos através de formigas urbanas.

Para isolar e identificar os microrganismos associados às formigas em ambiente hospitalar foram coletadas 125 formigas, da mesma espécie, em diferentes unidades de um Hospital Universitário.

Cada formiga foi coletada com swab embebido em solução fisiológica e transferida para um tubo com caldo Brain Heart Infusion e incubados 35ºC por 24 horas. A partir de cada tubo, com crescimento, foram realizadas inoculações, em meios específicos, para isolamento dos microrganismos.

As formigas apresentaram alta capacidade de veiculação de grupos de microrganismos, sendo que 63,5% das cepas eram bacilos Gram positivos produtores de esporos, 6,3% eram bacilos Gram negativos, cocos Gram positivos corresponderam a 23,1% das cepas, 6,7% eram fungos filamentosos e 0,5% eram leveduras. Desta forma, pode-se inferir que as formigas podem ser um dos responsáveis pela disseminação de microrganismos em ambientes hospitalares.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo no Blog Biodiversidade Acreana.

(1) Originalmente publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Vol. 41 No.5 Sept./Oct. 2008.

(2) Autores: Rogério dos Santos Pereira, Departamento de Biologia, Universidade de Taubaté-SP; Mariko Ueno, Instituto Básico de Biociências, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP.