Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 fevereiro 2009

ACRE: PARLAMENTARES EVANGÉLICOS SÃO MAIS ATUANTES

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Um projeto de pesquisa da estudante Eliana Maia de Lima e do professor Enock da Silva Pessôa, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UFAC, junto aos parlamentares da Assembléia Legislativa do Acre concluiu que, embora em minoria, os deputados evangélicos são mais atuantes na quantidade de projetos apresentados.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, os deputados Católicos e evangélicos 'praticantes' concordam que a melhoria na condição de vida da população depende de melhor distribuição de renda, do fortalecimento dos setores estratégicos, e da união de todos, atores políticos e sociais em prol do bem comum para a sociedade

A pesquisa, realizada como parte do Programa de Iniciação Científica da UFAC, na qual um professor orienta um aluno de graduação nos passos iniciais da carreira de pesquisador, procurou analisar as crenças, atitudes e comportamentos políticos dos parlamentares ligados a entidades religiosas no Acre, através da análise de seus discursos e de outras atividades ligadas ao parlamento.

Ela enfatizou uma face da Psicologia Social e Política voltada para a análise do fenômeno político-religioso que tem demonstrado grande repercussão no comportamento dos indivíduos e grupos de hoje no Brasil: o fenômeno da religião e seu campo de visibilidade política e social em geral.

Outro aspecto abordado pela pesquisa foi verificar quais as diferenças de crenças, atitude e atuação política dos distintos parlamentares com motivação religiosa, quais os vínculos que os unem e os diferencia dos demais parlamentares de prática não religiosa.

Na conclusão do trabalho, os autores afirmam que embora existam algumas diferenças entre os parlamentares, do ponto de vista religioso, o comportamento dos parlamentares em relação ao conhecimento da crença dos outros colegas é claramente tolerante e compreensivo. Segundo os autores, os parlamentares religiosos são pessoas possuidoras de uma conscientização a respeito de si próprias e reconhecem suas próprias limitações reais, lógicas e psicológicas como políticos e como pessoas.

Para saber mais:

Para obter cópia integral do relatório da pesquisa "Estudo Comparativo dos Parlamentares Ligados a Entidades Religiosas no Acre", de autoria de Eliana Maia de Lima e Enock da Silva Pessôa os interessados devem contactar o Dr. Enock Pessôa no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Política e Religião (NEPCPR) do Departamento de de Filosofia e Ciências Sociais da UFAC (nepcpr@ufac.br) ou pelo telefone 3901-2500.

Foto: Assecom ALEAC