Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

30 julho 2009

PREÇO DO ÁLCOOL COMBUSTÍVEL NO ACRE: SÓ AUMENTA...

...Durante a próxima safra de cana, quando a oferta de álcool combustível no mercado é abundante e o seu preço cai 'pelas tabelas'...a repórter deveria realizar matéria com o mesmo empresário para questioná-lo sobre a razão do preço do álcool no Acre nunca baixar, só subir...

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

O jornal A TRIBUNA de hoje apresenta uma matéria da jornalista Nayanne Santana alertando que o preço do álcool no Acre pode subir porque, segundo o representante do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Acre, Romeu Delilo, "após a colheita da produção de cana, é comum que o preço do álcool sofra alterações porque o produto fica mais escasso no mercado." Na mesma nota o empresário afirma que “o período de safra da cana já encerrou, mas ainda não está faltando nas distribuidoras, por isso não podemos afirmar qual será o percentual de um possível reajuste. O certo é que se ficar escasso nas distribuidoras o aumento será repassado às bombas dos postos de combustíveis da cidade”.

Até ai nada de errado nas afirmações do empresário. E a matéria de Nayanne Santana é pertinente pois serve de alerta aos leitores sobre o possível aumento do preço do álcool.

Entretanto, fiz questão de fazer esta pequena nota no Blog para que, durante a próxima safra de cana, quando a oferta de álcool combustível no mercado é abundante e o seu preço cai 'pelas tabelas' nos lugares onde não existe acerto de preços à revelia das forças do mercado, eu possa sugerir à dileta repórter realizar uma matéria com o mesmo empresário para questioná-lo sobre a razão do preço do álcool no Acre ser 'fixo' ou apenas aumentar.

Quem viaja pelo Brasil afora sabe que, por exemplo, em São Paulo, o preço do álcool chega a baixar para menos de R$ 1 o litro durante a safra.

Se a repórter realmente fizer a matéria, vamos ver qual a 'desculpa' do empresário para a imutabilidade ou tendência eterna de aumento do preço do alcool nos postos de abastecimento acreanos mesmo durante a safra.

Destaco abaixo algumas possíveis desculpas:

- O preço do frete para o Acre é muito alto!
- O preço do frete de combustível para o Acre aumentou recentemente!
- As distribuidoras não dão o desconto que deveriam...


Em síntese, como o MP acreano não se interessa em investigar a 'coincidência' de preços de combustíveis vendidos em postos acreanos, os empresário sempre terão a desculpa perfeita para justificar seus preços abusivos:

- O culpado não é eu...é o...

1 Comments:

Blogger Nayanne Santana said...

Olá Evandro, li sua nota no blog com alguns dias de atraso, mas gostei da sugestão e por isso, esteja certo que a pauta está agendada aqui. As perguntas são pertinentes.

Abraços,

Nayanne Santana.

15/08/2009, 16:46  

Postar um comentário

<< Home