AMBIENTE ACREANO: CÂMARA FEDERAL APROVA MAIS 8 MIL VAGAS PARA VEREADOR
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

quinta-feira, agosto 27, 2009

CÂMARA FEDERAL APROVA MAIS 8 MIL VAGAS PARA VEREADOR

Câmara aprova projeto que cria mais 8 mil vagas para vereador

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada na madrugada de hoje (26) pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores.

O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal.

A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais.

A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande.

Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.
Publicado por Evandro Ferreira 1 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

1 Comments:

Blogger O Professor said...

Há um site muito interessante no qual encontramos diariamente notícias sobre Vereadores e Câmaras Municipais. Eu entrei e me cadastrei. Fica a dica.

O site é www.vereadores.net

Luis Antônio

19:03  

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home