Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

25 agosto 2009

INTERNET PELA REDE ELÉTRICA

Aneel aprova serviço de internet pela rede elétrica. Distribuidoras de energia elétrica poderão fornecer o serviço de banda larga mediante o uso da tecnologia PLC

Isabel Sobral - AE

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no final da tarde desta terça-feira, 25, a utilização das instalações de distribuição de energia elétrica para a transmissão dos serviços de internet banda larga - o Power Line Comunication (PLC). A diretoria da agência aprovou a proposta de regulamentação, como já fez a Anatel, permitindo às distribuidoras de energia elétrica fornecerem o serviço mediante o uso da tecnologia PLC.

Pelo texto aprovado, a distribuidora terá liberdade para "uso privativo da tecnologia PLC" nas atividades de distribuição de energia e na aplicação da tecnoligia em projetos sociais com fins científicos ou experimentais. Para uso comercial, as distribuidoras terão que seguir regras previstas nos contratos de concessão. O superintendente de Regulação e Distribuição da Aneel, Paulo Henrique Lopes, dá uma entrevista também nesta terça-feira, 25, para fornecer detalhes sobre a proposta aprovada na reunião.