Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 setembro 2009

CONFIANÇA NA JUSTIÇA BRASILEIRA

Pesquisa indica que metade da população não confia na Justiça brasileira

da Folha Online

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Escola de Direito de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) indica que o índice de confiança na Justiça é de 65 pontos, numa escala de 0 a 100.

Segundo o levantamento, realizado em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre), o índice foi calculado a partir de dois subíndices: percepção, que avaliou a qualidade do serviço prestado pela Justiça e atingiu 50 pontos; e comportamento, que avaliou se a população recorre ao Judiciário para solucionar determinados problemas e atingiu 80 pontos.

Vale ressaltar que o subíndice de comportamento alavancou o de percepção, ou seja, a população tende a confiar pouco na Justiça, mas, apesar disso, utiliza os serviços do Judiciário.

Para a professora de Direito da FGV e idealizadora da pesquisa, Luciana Gross Cunha, neste momento, não é possível afirmar se a pontuação é alta ou baixa. "Apenas com o monitoramento constante e o estabelecimento de uma série estatística será possível chegar a esse tipo de diagnóstico."

Luciana ainda deu sua opinião pessoal. "De forma geral, eu confio na Justiça. Já precisei recorrer e tive um atendimento razoável", afirmou.

A pesquisa indica que Porto Alegre foi a capital que apresentou o índice de confiança mais alto, com 67 pontos, assim como o maior subíndice de comportamento --81. Na outra ponta, Salvador é a capital com o menor índice de confiança (63 pontos), e o menor subíndice de percepção (47).

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte registraram índice de 65 pontos, enquanto Recife obteve 64 pontos. O levantamento excluiu direito penal do processo, porque nesses casos o Estado é obrigado a atuar, independentemente da vontade do cidadão.

A pesquisa ouviu 1.636 pessoas nas sete capitais durante os meses de abril, maio e junho.

1 Comments:

Anonymous Jose Carlos said...

E o referendo no Acre da mudança de horário? Por favor, pode nos dar informaçoes? Acesse o seguinte endereço: http://www.jesocarneiro.com/geografos-criticam-mudancas-no-fuso-horario.html

No Pará havera referendo? Leia também:
http://www.jesocarneiro.com/a-hora-do-referendo.html

01/09/2009, 16:47  

Postar um comentário

<< Home