Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

16 julho 2010

MARACUJÁ COM TAMANHO DE MELÕES

Com técnicas de manejo aliadas ao desenvolvimento de híbridos, pesquisadores da Embrapa obtêm maracujás com até 650 gramas

Agência FAPESP – No município de Sítio d’Abadia, interior de Goiás, o agricultor Lúcio da Silva tem colhido maracujás que chegam a pesar 650 gramas e têm dimensões próximas às de melões. A superfruta é o produto de uma pesquisa da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Planaltina (DF).

Desde 2008, a unidade disponibiliza três tipos de maracujás híbridos que, aliados a boas práticas de manejo da cultura, têm obtido bons resultados em vários Estados brasileiros.

Segundo a Embrapa, a produção de Silva também apresenta alto rendimento de polpa e boas condições fitossanitárias, o que valoriza esse maracujá no mercado. O produtor agora pretende aumentar a área plantada com os híbridos.

Para obter frutos com essa qualidade, além das sementes híbridas, é necessário o manejo adequado, o que inclui a correção do solo, irrigação, controle fitossanitário, podas, adubações entre outras práticas.

As sementes podem ser solicitadas na Embrapa Transferência de Tecnologia, pelo telefone (19) 3749-8888 ou e-mail sac@campinas.snt.embrapa.br.

(Foto: Embrapa)

Nota do Blog: Não me impressiono com estas notas que tentam dar um crédito maior do que se deveria dar a pesquisas e pesquisadores de algumas empresas que vem a público divulgar façanhas que derivam mais de causas naturais do que manipulação científica. Esse maracujá gigante, por exemplo, existe naturalmente nas florestas do Acre. Coletar o material, reproduzir em um campo experimental, fazer um ou dois cruzamentos para conferir uma ou outra resistência a uma doença agrícola, tudo em um espaço de poucos anos, não dá direito a ninguém clamar que desenvolveu uma 'nova variedade'. Ainda mais quando se recomenda que ao se cultivar a mesma, os agricultores devem observar 'boas práticas de manejo'...

Poucos sabem, mas, apenas para dar um exemplo, a maior parte do cacau cultivado no Brasil foi coletado aqui na Amazônia, muitos na região do Purus. Entre a floresta e os campos de cultivos se passaram poucas gerações de experimentos no campo. Por isso quando a gente encontra cacau na mata, muitos mateiros afirmam com conhecimento de causa que ele é idêntico ao 'cultivado'. Não é surpresa alguma o país ter ficado para trás no cultivo de cacau e seringueiras. Em ciência, mais do que em muitos outros campos, a pressa é inimiga da perfeição. Não é a toa que os melhores clones de seringueira cultivados no país são 'importados' da Malásia.