AMBIENTE ACREANO: MARACUJÁ COM TAMANHO DE MELÕES
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

sexta-feira, julho 16, 2010

MARACUJÁ COM TAMANHO DE MELÕES

Com técnicas de manejo aliadas ao desenvolvimento de híbridos, pesquisadores da Embrapa obtêm maracujás com até 650 gramas

Agência FAPESP – No município de Sítio d’Abadia, interior de Goiás, o agricultor Lúcio da Silva tem colhido maracujás que chegam a pesar 650 gramas e têm dimensões próximas às de melões. A superfruta é o produto de uma pesquisa da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Planaltina (DF).

Desde 2008, a unidade disponibiliza três tipos de maracujás híbridos que, aliados a boas práticas de manejo da cultura, têm obtido bons resultados em vários Estados brasileiros.

Segundo a Embrapa, a produção de Silva também apresenta alto rendimento de polpa e boas condições fitossanitárias, o que valoriza esse maracujá no mercado. O produtor agora pretende aumentar a área plantada com os híbridos.

Para obter frutos com essa qualidade, além das sementes híbridas, é necessário o manejo adequado, o que inclui a correção do solo, irrigação, controle fitossanitário, podas, adubações entre outras práticas.

As sementes podem ser solicitadas na Embrapa Transferência de Tecnologia, pelo telefone (19) 3749-8888 ou e-mail sac@campinas.snt.embrapa.br.

(Foto: Embrapa)

Nota do Blog: Não me impressiono com estas notas que tentam dar um crédito maior do que se deveria dar a pesquisas e pesquisadores de algumas empresas que vem a público divulgar façanhas que derivam mais de causas naturais do que manipulação científica. Esse maracujá gigante, por exemplo, existe naturalmente nas florestas do Acre. Coletar o material, reproduzir em um campo experimental, fazer um ou dois cruzamentos para conferir uma ou outra resistência a uma doença agrícola, tudo em um espaço de poucos anos, não dá direito a ninguém clamar que desenvolveu uma 'nova variedade'. Ainda mais quando se recomenda que ao se cultivar a mesma, os agricultores devem observar 'boas práticas de manejo'...

Poucos sabem, mas, apenas para dar um exemplo, a maior parte do cacau cultivado no Brasil foi coletado aqui na Amazônia, muitos na região do Purus. Entre a floresta e os campos de cultivos se passaram poucas gerações de experimentos no campo. Por isso quando a gente encontra cacau na mata, muitos mateiros afirmam com conhecimento de causa que ele é idêntico ao 'cultivado'. Não é surpresa alguma o país ter ficado para trás no cultivo de cacau e seringueiras. Em ciência, mais do que em muitos outros campos, a pressa é inimiga da perfeição. Não é a toa que os melhores clones de seringueira cultivados no país são 'importados' da Malásia.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home