AMBIENTE ACREANO: ESTIAGEM, FRENTE FRIA E FUMAÇA PREVISTOS PARA O FINAL DE SEMANA EM RIO BRANCO
Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

terça-feira, agosto 10, 2010

ESTIAGEM, FRENTE FRIA E FUMAÇA PREVISTOS PARA O FINAL DE SEMANA EM RIO BRANCO

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Dados do INPE/CPTEC (diagramas abaixo) indicam que a região de Rio Branco e adjacência continuará sem chuvas até o próximo domingo.


No sábado está prevista a chegada de uma frente fria que deverá durar até a segunda. Nesse intervalo, a temperatura irá variar entre 24ºC e 12ºC (segunda-feira).


A frente fria causará uma diminuição da umidade relativa do ar, que poderá atingir picos mínimos de 30% entre domingo e segunda.


A frente fria também trará consigo um aumento na velocidade do vento, que soprará na direção noroeste com rajadas que poderão atingir até 10 m/s (entre sábado e domingo).


O avanço da frente fria vinda da Bolívia sugere que o próximo final de semana será crítico em termos de poluição com fumaça em Rio Branco.


A razão é que os dados do INPE/CTPEC (gráfico colorido acima) mostram que hoje (10/08) existe uma densa e gigantesca concentração de fumaça derivada de queimadas sobre os Departamentos bolivianos de Beni e La Paz (mancha vermelho escuro). Se essa fumaça não se dissipar até a chegada da frente fria, esta irá carrear a nuvem densamente particulada (20 ug/m³) até o leste do Acre.

A combinação da fumaça que poderá ser trazida pela frente fria com a que tem sido produzida diariamente por queimadas em Rio Branco e adjacência sugere que o nível de poluição em nossa cidade poderá aumentar ainda mais neste final de semana.
Publicado por Evandro Ferreira 0 comentários Digg! Link Permanente Envie este artigo para um amigo

0 Comments:

Postar um comentário

Link permanente:

Criar um link

<< Home