Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 agosto 2010

FUMAÇA PODERÁ FECHAR AEROPORTO EM PORTO VELHO

'Crise da fumaça' persistirá até o final da semana. Se as queimadas continuarem, as condições meterológicas favorecerão o fechamento do aeroporto

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A densa camada de fumaça que tem encobrido a cidade de Porto Velho nestes últimos dias está causando problemas para a operação do aeroporto da cidade.


Segundo a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), já foi cancelado um vôo e registrado o atraso de outros cinco em razão das dificuldades de navegação aérea. Em entrevista a TV Rondônia, o responsável pelo setor de operações da Infraero, Francisco Mendes, afirmou que os vôos estão operando no aeroporto daquela cidade por instrumento.


E as perspectivas não são animadoras para os próximos dias. Desde ontem uma densa camada de fumaça muito concentrada (20 ug/m³, a mais alta segundo o critério do INPE/CTPEC) se estende por mais de 500 km no sentido SO-NE, e pelo menos 100 km de largura no sentido SE-NO, está estacionada sobre Porto Velho (figura acima).

Aeroporto poderá fechar até a próxima quarta


Na hipótese da manutenção ou aumento do ritmo de queimadas nas cercanias da capital rondoniense e considerando que haverá, a partir da segunda (16/08), uma sensível diminuição dos ventos sobre a região sul da Amazônia em razão do fim da frente fria (ver gráfico do INPE/CTPEC ao lado), são grandes as chances de fechamento do aeroporto de Porto Velho até a próxima quarta-feira.


A previsão do tempo para a capital rondoniense prevê a ocorrência de pancadas de chuvas apenas para a próxima sexta-feira (20/08), com picos mínimos diários de umidade de 20% até a quarta. Dessa forma, as condições para a ocorrência de queimadas acidentais ou propositais serão extremamente favoráveis.

2 Comments:

Blogger Luna Dark said...

PVH, nossa 'Silent Hill particular'...

18/08/2010, 12:22  
Blogger Luna Dark said...

INFORMAÇÃO TUDO RONDÔNIA:
(...) 'trazendo toda a fumaça concentrada na Bolívia'
Engraçado, pensei ter visto queimada ao lado do próprio aeroporto de PVH..
Mas animem-se portovelhenses, pois temos nossa própria 'Silent Hill'...

18/08/2010, 12:23  

Postar um comentário

<< Home