Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

08 maio 2011

RECURSOS HÍDRICOS: O ACRE NA VANGUARDA

Ato de Tião Viana é um gesto importante que sinaliza a continuidade da implementação do plano estadual de recursos hídricos.

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

Diferenças sobre o fuso horário à parte, está claro que o Governador Tião Viana (PT) trilha no caminho certo quando o assunto diz respeito à preservação e conservação dos recursos hídricos acreanos.

Ontem ele plantou uma árvore na área de nascente do rio Iquiri, no município de Capixaba. É um gesto simples, mas de grande importância simbólica, que deixa clara a mensagem de que o estado não abriu mão do compromisso de ordenar, recuperar, conservar e preservar os recursos hídricos acreanos.

Esta idéia foi gestada durante a gestão do ex-governador Binho Marques, sob a liderança do ex-Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral. Eles lançaram as bases para que o programa deslanchasse. E ele já está em andamento faz uns dois anos. Tião Viana está dando um impulso necessário e importante.

Poucos acreanos sabem, mas o Acre já tem o seu plano estadual de recursos hídricos. O mapa apresentado acima (Elaborado pela SEMA/AC) indica as diferentes regiões de importantes bacias hidrográficas que estão sendo estudadas - dados socio-econômico e ambientais.

É algo que poucos estados do Brasil conseguiram fazer. Estamos na vanguarda e devemos continuar assim. A sociedade tem que ficar alerta para que os nossos governantes - atuais e futuros - não deixem este investimento ir, como se diz no popular, "por águas abaixo".

Água é um bem estratégico. E embora, aparentemente, o Acre disponha desse recurso em abundância nos dias atuais, precisamos nos questionar:

- O que o futuro nos reserva se a destruição ambiental continuar no mesmo ritmo visto no presente?

A aprovação de leis protetivas e a conscientização da sociedade são passos importantes para garantir o futuro dos nossos recursos hídricos, não importa quem assuma o destino político do Acre.