Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

18 outubro 2005

MANEJO FLORESTAL DE "PASTEIROS"

LEI VAI INCENTIVAR AINDA MAIS A EXPLORAÇÃO PREDATÓRIA DE MADEIRA NA AMAZÔNIA

Achando pouco a destruição ilegal e desenfreada da Amazônia, que não tem sido parada com leis, polícia ou qualquer outro meio legal imaginado e posto em prática pelos Governos Estaduais e Federal, o Deputado Federal Carlos Nader (PFL-RJ) agora quer "legalizar" boa parte da madeira retirada ilegalmente na região. Ele é o autor do Projeto de Lei N° 3491/2004 que tráz à luz o "plano de manejo simplificado". Esta nova modalidade de plano de manejo exige apenas o preenchimento de três requisitos:
I – as características fisiográficas da propriedade;
II – a tipologia da cobertura vegetal;
III – a vocação produtiva da região em que a propriedade está inserida.
Se no Brasil a gente tem a figura das firmas pasteiras - por que cabem em uma pasta, não possuem sede física e vendem de agulha a avião, agora vamos ter a figura dos "planos de manejo pasteiros" por que tudo que se necessita para faze-los também cabe em uma pasta. Ítens I e II estão nos documentos da propriedade e publicações tipo Zoneamentos Ecológicos Estaduais. O ítem III vai depender da criatividade de quem está escrevendo o tal plano. Tomem nota: vai ser um festival de ATPFs (autorização de transporte de produtos florestais) no "mercado". A fiscalização do IBAMA, precária em função da limitação de pessoal, vai entrar em colapso.
Desta forma, acho que em breve a gente vai poder comprar plano de manejo em banquinhas nos terminais de ônibus, mercados e outros lugares muito frequentados pelos pequenos agricutores.
No caso do Acre, os madeireiros devem estar adorando. E se perguntando: quem é esse carioca que está dando esta mãozona para a gente? Já imaginou, legalizar a retirada de toda a madeira que ainda resta dos projetos de assentamentos e outras áreas de fácil acesso!
Altino Machado, se você reclamava dos toreiros infernizando a tua vida neste ano, se prepara. Vai ficar pior nos anos que virão. E nem adianta você reclamar e planejar protestos. Agora eles vão estar "documentados". Nem a polícia poderá para-los.