Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 novembro 2005

ANDIROBA DE RAMA PIRATEADA!

Andiroba está sendo biopirateada, denunciam cientistas acreanos

Publicado em Nov 24, 2005
Edmilson Ferreira
Noticias da Hora.com

RIO BRANCO, AC – Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) identificaram novo caso de biopirataria no Estado desta vez envolvendo a andiroba-de-rama (Fevillea cordifolia ou Fevillea tribolata), um cipó que produz amêndoa de pouca fibra cujo teor de óleo chega a 66%. O óleo está sendo avaliado como muito próprio para produção de biodiesel.


Entre a população tradicional é usado para amenizar coceiras. Ribeirinhos e seringueiros conhecem a planta como castanha-de-mateiro. Há noticia de que essa andiroba-de-rama está sendo enviada desde Tarauacá, onde há grande prevalência, para Bauru, em São Paulo. “Quando falei com o técnico que fabrica a prensa que usamos para extrair o óleo, ele me disse que já tinha recebido e moído mais de cem quilos dessa planta lá em São Paulo”, disse Anelise Regiani, doutora em Química e chefe da equipe de professores e alunos que estudam plantas nativas para produção de biodiesel na Ufac.

O alerta a este NotíciasdaHora.com partiu também de outro doutor, Evandro Ferreira, pesquisador do Parque Zoobotânico da Ufac. Em seu blog www.ambienteacreano.blogspot.com, o cientista faz profundos questionamentos e denúncias quanto à utilização clandestina de agentes ativos de plantas exclusivamente amazônicas.

Anelise começou a estudar a andiroba-de-rama entre 2002 e 2003 a partir da busca de informações sobre prováveis fontes de combustão. Vasculhou a literatura científica à caça de dados sobre a planta mas só encontrou artigos elaborados na Alemanha sobre amostras coletadas no Peru. Outro artigo, publicado por cientista da Universidade de Lavras (MG) sobre o potencial antimicótico, soma, para a pesquisadora, indício de que essa andiroba –ou o conhecimento acerca dela -está sendo levada para fora do Acre sem autorização das instituições responsáveis pela guarda do patrimônio genético da região.

Ibama não permitiu – De fato, o Ibama nunca autorizou nenhuma atividade de pesquisa, extração ou transporte da andiroba-de-rama para outros Estados brasileiros ou outros países que não aquela especificada nos convênios de bioprospecção com as instituições locais. “Nunca autorizamos nada sobre a andiroba-de-rama. Essa questão da biopirataria está muito séria no Acre”, disse Josemar Caminha, diretor técnico do Ibama.


Além de Tarauacá, a andiroba-de-rama pode ser mais fartamente encontrada no Vale do Purus, na fronteira com o Amazonas. Ao que parece, até agora seus princípios químicos não foram patenteados. A possibilidade de a planta estar sendo alvo de biopirataria acelera a necessidade de registro de domínio da propriedade biocombustível do cipó em nome da Ufac, informou Anelise.