Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

20 novembro 2005

SANTO DAIME: AGORA NO CINEMA!

Artigo publicado neste domingo (20/11) no diário inglês Daily Telegraph informa a estréia do documentário "Empire of Juramidam" (Império do Juramidam), que fala sobre a expansão do Santo Daime, desde suas origens indígenas na Amazônia brasileira, até a sua proliferação na Europa ocidental. O documentário foi lançado neste domingo à tarde às 13h35min em Londres durante a realização do Festival de Cinema Latino Americano.

O artigo foi escrito com a seriedade e o humor sarcástico britânicos pelo jornalista Alex Bellos, muito conhecido dos brasileiros pelo livro "Futebol - the brazilian way of life". Bellos foi correspondente no Brasil dos jornais ingleses The Guardian e The Observer.

[Aliás, em breve vou escrever um post sobre a desastrada visita de Alex Bellos a Rio Branco, segundo ele “uma cidade marcada pelo sexo, as drogas e a expansão industrial desordenada”. Imaginem que, ao solicitar a um motorista de táxi que o levasse à principal atração turística-cultural da cidade, ele se viu em pleno “Beréu”, o paraíso do sexo!!!]


O autor do filme, Colum Stapleton, teve o primeiro contato com o Daime três anos atrás, durante uma cerimônia secreta realizada na Irlanda do Norte. Sua primeira vez "foi horrível". Durante a sua "viagem", ele diz que "tudo ficou azulado, esbranquiçado e mortífero. As pessoas pareciam filamentos vestidos de branco". Mesmo assim, decidiu fazer um filme sobre o assunto imediatamente.


Estima-se que existam cerca de 30 igrejas do Santo Daime na Europa, incluindo algumas na Inglaterra. Os seguidores europeus da religião são relutantes em falar com a imprensa com medo de que suas atividades possam ser proibidas. Na França e na Alemanha o chá do Daime é proibido. Na Inglaterra, embora seja uma droga controlada, ele ainda não é considerado ilegal. Os seguidores europeus só podem ter acesso ao chá quando algum membro trás suprimento do Brasil. Mesmo assim, existe o risco desta pessoa ser processada. Na Espanha e na Holanda, entretanto, o chá do Daime é legalizado, desde que usado para fins religiosos, e nesses países o movimento religioso é mais forte. Na Holanda, os membros alugam auditórios para tomar o chá. Na Espanha, uma brasileira instalou uma igreja na sua casa, localizada a cerca de 30 km de Madrid.

De uma maneira geral a igreja não recruta membros de forma ativa e está feliz em continuar pequena e na clandestinidade. Por isso é difícil estimar quantos seguidores existem atualmente na Inglaterra. Nesse país eles costumam se encontrar em auditórios alugados ou nas casas de alguns dos membros. Um seguidor na Inglaterra que freqüenta a cerimônia em diferentes paises europeus disse que o chá do Daime é uma poderosa forma de auto-conhecimento. "Um copo de Daime pode ser o equivalente a 10.000 horas de psicoterapia" ele diz. "Ele mostra você como você é, não como outras pessoas vêem você. Se você for prevenido, ele pode ajudar você de diversas formas, como na cura de um trauma".

O princípio ativo do chá do Daime é conhecido como DMT, ou N,N-dimethyltryptamine. Cerca de 20 minutos após beber o chá, os seguidores da religião ficam em estado alterado e têm visões e alucinações, que, segundo eles, ajudam na conexão como o espírito mundial. Os seguidores tratam a bebida como uma manifestação de Jesus e acreditam que ao tomar a mesma eles chegam mais próximos de Deus. Mesmo não tendo uma boa experiência da primeira vez que tomou o Daime, Stapleton continuou a fazer parte de rituais para ganhar a confiança do grupo. Nas outras vezes que tomou o Daime ele quase sempre "se sentiu aterrorizado", embora tenha passado a ver o mundo com outra perspectiva. "Quando você está sob a influência da bebida, Deus e o diabo são difíceis de pronunciar", ele diz. "Você sente como a vida é curta, sente que precisa aproveitá-la. De alguma forma, é como abrir as portas de um asilo e nunca as fechar de novo. Eu geralmente mantenho meus documentários à distância sob o ponto de vista de envolvimento. Neste caso eu não pude".

Embora Stapleton estivesse tomando parte em cerimônias religiosas na Inglaterra e no resto da Europa, nunca lhe foi permitido filmar uma delas. Para isso, ele foi obrigado a viajar ao Brasil, onde visitou a "cidade santa" do santo Daime, a comunidade do "Céu do Mapiá", localizada a cerca de um dia em barco a partir da cidade de Boca do Acre, no estado do Amazonas.

O Autor da reportagem, Alex Bellos, visitou a comunidade dois anos atrás e se sentiu confortável na chegada ao lugar idílico, centrado em volta de uma igreja em forma de estrela. A cena, entretanto, causou medo em Stapleton, que disse que "Quando cheguei no local, as pessoas estavam cantando hinos em megafones. Eu senti o lugar como algo do filme Apocalypse Now".

Durante o tempo que permaneceu no local, Stapleton teve que tomar o chá novamente e desta vez foi a pior de todas: "Eu senti que estava morrendo. Eu tive uma grande crise de paranóia. Foi puro terror".

Alex Bellos, o autor do artigo, diz que simpatiza com os sentimentos de Stapleton. Segundo ele, o efeito foi similar quando tomou o chá pela primeira vez. "Eu cai no chão, alucinado, vendo um arco-íris de cores fluindo e então tive um crise de identidade tal que eu não conseguia lembrar se eu era homem ou mulher".

Perguntado se ele acha que o santo Daime é uma religião, um culto ou apenas um bando de pessoas querendo ficar muito loucas, Stapleton respondeu: "são as três coisas". Stapleton diz que um aspecto que mais admira sobre o Daime é a sua relação com a natureza e, através disso, sua tentativa de mandar uma mensagem atual. "Os seguidores têm um senso de missão no mundo" ele diz. "Eles têm o senso da emergência planetária".


Link para o artigo original:
Now let us hallucinate
By Alex Bellos(Filed: 20/11/2005)
The Daily Telegraph