Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

15 fevereiro 2006

CRIME AMBIENTAL

EMPRESAS DE PROPAGANDA "PODARAM" NUMEROSAS ÁRVORES PELA CIDADE PARA GARANTIR MAIS VISIBILIDADE PARA SEUS OUTDOORS!

Segundo o site NOTÍCIAS DA HORA, empresas de outdoors cometeram crime ambiental e proprietários foram denunciados

Rio Branco-Ac, 15-2-06

BRANCO, AC - Ao menos cinco empresas que produzem outdoors em Rio Branco devem responder por crime ambiental nos próximos dias. Elas serão responsabilizadas criminalmente por terem cortado, por conta própria, a copa dos oitizeiros (árvores sombreadoras) plantados há cerca de cinco anos ao longo da Avenida Antônio da Rocha Viana e do Parque da Maternidade.

A denúncia foi feita pelo secretário estadual de Obras, Eduardo Vieira, que é também secretária para região Norte da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Artur Leite, acatou a denúncia e mandou investigar as empresas. “Elas serão notificadas, com a obrigação de nos enviar defesa por escrito. Se estas respostas não convencerem, entraremos no Ministério Público contra as mesmas”, disse Leite.

Somente o poder público está autorizado a promover alterações na arborização urbana. A copa das oitizeiras foi cortada, segundo informações extra-oficiais, por que os galhos mais altos estavam dificultando a visão integral das propagandas. “Esse tipo de atitude é ilegal. As árvores fazem parte do projeto urbanístico da cidade e qualquer mudança deve ser aprovada pela Semeia, mediante um ofício fundamentado: quando pessoas, casas ou comércios estiverem em risco, o que não é o caso”, explicou Eduardo Vieira.