Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 fevereiro 2006

ONDE ALAGA EM RIO BRANCO?

Habitasa e adjacências: ricos e pobres "flagelados pela alagação"

Havíamos comentado aqui antes que o alagamento ou "alagação", como as pessoas daqui costumam chamar este fenômeno anual, atinge áreas conhecidas da cidade. Agora o setor de georeferenciamente da Prefeitura de Rio Branco produziu um mapa (abaixo) que mostra claramente aos leitores alguns destes locais.
















Imagem: Notícias da Hora

Com esta nova ferramenta, a prefeitura pode "mapear" e interditar as áreas que sempre irão "alagar", até mesmo com chuvas torrenciais.

O que fazer para impedir as pessoas de ficarem nestes locais? Fazer o que sempre fizeram: doar lotes e transferir as casas - em sua maioria de madeira - para os novos locais.

E o que fazer para impedir nova ocupação destes locais?

Idéias são muitas e já ouvimos a ladainha antes:

- Isolar, decretar estas áreas como área verde da cidade, retirar instalações elétricas, destruir ruas ou becos, pontes e outras estruturas que por ventura existam nestes lugares.

- Aprovar na Câmara Municipal uma lei que impeça a prefeitura de realizar urbanização nestas áreas no futuro, deixando claro a pena para o administrador que desobedecer: ressarcimento dos cofres públicos do valor aplicado nestes lugares inóspitos.

Falar é fácil, muitos dizem, e provavelmente muitos já disseram e tentaram fazer isso no passado. Se a nova administração municipal vai ter a coragem de realizar a evacuação destas áreas, ai é outra história.

Quantos votos os habitantes destes lugares representam? Dá para eleger um vereador? Será que este ano vamos ter o "candidato dos alagados"?

História de um bairro que alaga

Aos leitores que não são da cidade, vale um pequeno comentário. Existe na imagem acima um bairro chamado de Habitasa (adjacente à grande mancha vermelha na parte superior direita). No passado era o bairro dos ricos, localizado próximo ao centro da cidade, mas que não prosperou porque nas grandes alagações - quando o rio passa da cota dos 17 m - parte do mesmo fica debaixo de água (os ricões ficavam desabrigados!). Por muitos anos uma grande área adjacente ao referido bairro ficou desocupada porque mesmo sem alagação, o mesmo era alagado - um charco.

Pois bem, quando a "indústria da invasão urbana" prosperou em Rio Branco a partir de meados dos anos 80, esta grande área foi "ocupada" e urbanizada. Isso mesmo, tem rua, luz, água, telefone. E todos os anos a maior parte da mesma alaga! Todos os anos a prefeitura - como o nosso dinheiro - tem que recuperar ruas, bueiros, e mesmo casa de moradores que são afetados pela alagação.

Os moradores deste local vivem 11 meses no "seco" e 1 como "flagelados da algação". E a cada alagação estão solidificando seus imóveis graças a ajuda do poder público e da solideriedade da população. Sair deste local? Não é negócio.

Com todo este apoio, este bairro, sintomaticamente chamado de "Baixada da Habitasa", tem futuro!