Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 março 2006

ESPÉCIES ALTERNATIVAS PARA O PREPARO DO SANTO DAIME

QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO

Como tem sido difícil obter as plantas diretamente da Amazônia, em parte graças a ação do IBAMA que tem apreendido carregamentos, usuários e potenciais usuários estão se "mexendo" e verificando o que pode ser usado como alternativa às plantas originalmente usadas para o preparo do chá do santo daime.

Bom ou ruim saber que as pessoas estão em busca destas alternativas?
O futuro dirá. Fico aqui imaginando se botânicos profissionais fossem usados nestas buscas. Logo teríamos uma lista extensa de espécies análogas.

Foi assim durante a 2a. Guerra Mundial quando os americanos enviaram diversas missões para várias partes da América do Sul e Central tentando identificar plantas de valor econômico que pudessem ser eventualmente usadas na produção de produtos naturais cujas fontes cairam nas mãos de alemães e japoneses. Se não me engano, a mamona foi uma das descobertas dos americanos. Vale uma pesquisa para um post no futuro.

Leiam abaixo alguns comentários de pessoas que estão realizam buscas de alternativas ao santo daime:

"Muito me interessam relatos como este. Estive estudando por algum tempo a Jurema Preta - ela também entra como componente de uma garrafada no Nordeste, por ex. - e os usos e costumes indígenas com plantas enteógenas."

"Me interesso sobre o feitio, o "como" que se faz. Para uma comparação, já vi o Yagê ser feito em panelas de barro ou alumínio ao fogo, com muita água, ou utilizando fermentação como fonte de "fogo" e outras formas, com cozimentos separados e juntos."

"Eu usei plantas analogas, ou seja, plantas que possuem os mesmos principios ativos, mas não são "conhecidamente" usadas a milenios como a chacrona e o mariri, por isso não aconselho, nem faço apologia delas, fiz por minha conta e risco."

"Como fonte de DMT usei a casca do tronco da Jurema Preta (mimosa hostilis) considerada a planta com mais concentração da molecula espiritual (como dizem os gringos). Ela é uma planta nativa do nordeste, usada por tribos indigenas ( Turká, Kambiwá, Pankararu, Atikum, Kariri Xocó, Fulniô etc) em rituais (Toré) considerados por eles mesmos como uma forma de penitencia por causa da força da bebida, preparada com a casca da raíz (mais concentrada). A jurema inclusive fez parte do Livro Iracema de Jose de Alencar quando a India (que guarda o segredo da Jurema) deu a bebida a Martim e em outra passagem quando deu o vinho aos guerreiros Tabajaras propiciando a fuga de Martim. Quando fui a São Luiz do Maranhão (ocupada por Franceses, por isso o nome da cidade, rei Luiz XIII) lí um livro interessante sobre a resistencia feroz dos Tupinambás, povos que também ultilizavam a bebida, acontece que em determinada época aconteceu um lapso cultural no qual eses povos perderam o ingrediente IMAO da bebida. Hoje, dizem, eles tomam apenas a jurema e o ritual tornou-se mais alegorico do que real no sentido alucinogeno. Mas acho que eles ainda mantem o segredo, existem relatos do uso de maracuja e outros ingredientes junto com a jurema. A jurema também foi assimilada pelas religiões afro-brasileiras."

"Como fonte de IMAO usei as sementes de arruda siria (peganum Harmala) considerada a planta com mais concentração de alcaloides de harmala, ou seja é o IMAO natural mais eficiente que existe. Ela é originaria da Asia e Oriente Medio dizem que fazia parte da famosa e antiga bebida dos Persas chamada SOMA, bebida esta que, especula-se, foi experimenta por Platão, daí a criação do mito da caverna, que ao meu ver tem tudo a ver com a experiencia enteogena, tem tudo a ver com a condição da humanidade."

"Bom, quero deixar claro que já tomei Daime em igreja e os efeitos são identicos da bebida que fiz, mas é claro, muito mais fracos, eu sei que depende do dia, da alimentação e da propria bebiba, mais dia menos dia, em igreja, sosinho ou com os amigos a pessoa cai nas garras da Peia, aí meu amigo, quanto mais inflexivel, intolerante e dono da verdade, pior"

"Pergunto isso porque no momento busco outras variações da Psychotria viridis (Chacrona) que contenham o DMT e do Banisteriopsis caapi (Mariri) que contenham a harmina e a harmalina. Sei que no caso da Chacrona existem pelo menos mais 2 variações que contém DMT - uma só pode ser encontrada na Amazônia Peruana e, no caso do Mariri, desculpe se estiver enganado, mais 5 variações com harmina e harmalina."


"Mas, por amor ao conhecimento das plantas, gostaria de conhecer a respeito das outras variações e também dos seus feitios - sim, porque com a Chacrona da Amazônia Peruana (folha fina) é dotada de até 10 vezes mais DMT."

5 Comments:

Blogger Daniel said...

s i m p l e s m e n t e
genial este post
valeu pelos dias e dias de pesquisa
ja ta nos meus favoritos
Sou estudante de plantas enteógenas, e acima de tudo procuro respeito com elas.
Good Luck!

13/01/2007, 08:11  
Anonymous Anônimo said...

entao, queria saber se o senhor acha que é possível substituir as sementes de perganun pelo mariri na infusão com a jurema. caso isso não seja possivel como é possivel conhecer essa mistura da jurema aqui no nordeste, sou de pernambuco e tomo o santo daime a cerca de 7 anos, mas tenho mta curiosidade de ocnhecer a jurema. mas n faço ideia de como encontrar o perganun...

18/05/2007, 10:30  
Anonymous Anônimo said...

Então estou pesquisando a jurema, aqui conhecemos o angico, fiz algumas experiência, não conheço a ayahuasca usado nas religiões, porém a ayahuasca usada da jurema, é bastante tranquilo, os efeitos colatearais são bem tranquilo, um amigo Farmaceutico da Amazonia, está pesquisando a forma ideal para substituir a chacrona e mariri.

05/08/2016, 19:19  
Blogger Baleiro said...

Oi amigos, já se passaram 10 anos deste post, alguma novidade quanto as plantas?

22/04/2017, 16:05  
Blogger Unknown said...

então pessoal , estou procurando tbm uma maneira de fazer a bebida, mas como moro na holanda europa, fica mais dificil, to pesquizando muito e aqui vou experimentar plantar a mimosa e arruda da siria, que terão mais chances de sobreviver ao inverno aqui.

30/05/2017, 11:46  

Postar um comentário

<< Home